O ano de 2011 será grande e importantíssimo para o futebol feminino, então é a altura indicada para o início da caminhada rumo ao Campeonato da Europa de 2013, segundo Gianni Infantino e Mircea Sandu.
São momentos emocionantes que aguardam o futebol que cada vez mais vêm encantando pessoas de todos os gostos. É com o apoio da UEFA que o projeto Futebol Feminino irá se desenvolver por toda a Europa e todo o mundo.
O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, e o presidente do Comité de Futebol Feminino da UEFA, Mircea Sandu, focam tanto nos esforços que estão em curso para promover e aprimorar ainda mais o futebol feminino, com o aumento da qualidade e genialidade que tem sido evidente nos últimos anos.
"2011 é um grande ano para o futebol feminino europeu", disse Gianni Infantino esta segunda-feira durante o sorteio da fase de grupos de apuramento para o Campeonato da Europa Feminino de 2011-13.
"No relvado, a Alemanha, detentora dos títulos europeu e mundial, vai acolher o Mundial de Feminino e promete estabelecer novos marcos na variante feminina. Foram vendidos mais de 50 mil bilhetes para o jogo de abertura, a 26 de Junho, no Olympiastadion, em Berlim, marca que constituirá um recorde de assistência na Europa para encontros de futebol feminino.
"Estamos muito satisfeitos por Steffi Jones, presidente do Comité de Organização Local do Mundial de Feminino, tivesse podido juntar-se a nós neste sorteio."
"Fora do campo, a UEFA acaba de comprometer-se com um investimento sem precedentes no desenvolvimento do futebol feminino, com mais de 21 milhões de euros à disposição das federações nacionais para projectos de desenvolvimento de futebol feminino durante um período de quatro anos, a partir de 2012."
Infantino também agradeceu a Lars-Åke Lagrell, presidente da Federação Sueca de Futebol (SvFF), pelos esforços em organizar com sucesso a fase final do Europeu Feminino de 2013.
Durante o seu discurso na cerimônia do sorteio, Sandu descreveu o sorteio como "um marco importante na caminhada até à Suécia".
"Já vimos jogos interessantes durante a fase preliminar e podemos esperar muitos mais ao longo da fase de grupos, de Setembro de 2011 a Setembro do próximo ano. Até ao próximo sorteio, antes da fase final, há 176 jogos de qualificação na Europa para determinar as 11 equipas que irão desafiar a anfitriã Suécia na conquista do ceptro de campeã europeia."
"A Suécia também acolheu o Mundial feminino de 1995", acrescentou Sandu "e, mais recentemente, em 2009, foi palco do Campeonato da Europa de Sub-21. Portanto, não tenho dúvida de que a fase final do Campeonato da Europa Feminino de 2011-13 irá estabelecer um novo padrão de qualidade para esta competição."
Fonte: UEFA.com