domingo, 26 de junho de 2011

E no centro das atenções - Nigéria x França

Embora a partida de abertura da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 seja oficialmente o duelo entre a seleção anfitriã e o Canadá em Berlim, Nigéria e França serão, de fato, as primeiras a entrarem em campo nesta edição do torneio.

O jogo

Nigéria x França, domingo, 26 de junho, Sinsheim, 15h (horário local)

Em cena

Formada a partir de uma base de jogadoras do Lyon que acaba de conquistar o pentacampeonato consecutivo da França e a Liga dos Campeões, a formação francesa chega ao torneio com um balanço positivo da sua última fase de preparação, na qual venceu a Bélgica e empatou com a Escócia. Já a Nigéria teve um calendário mais intenso nos últimos dois meses e um resultado menos animador: uma vitória, três empates e uma derrota. Este será o primeiro confronto entre os dois países na categoria máxima do futebol feminino, mas muitas das jogadoras que estarão em campo se conhecem do duelo disputado em 2008, no Chile, pela Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA. Além de enfrentar uma ótima adversária, a Nigéria terá ainda de quebrar um jejum de sete partidas sem vitória no Mundial. Desde que ganharam da Dinamarca nos Estados Unidos 1999, edição na qual realizaram a sua melhor campanha, chegando às quartas de final, as africanas sofreram seis derrotas e um empate, este último na estreia na China 2007 contra a Suécia.

O número

11 — São as jogadoras que se enfrentaram no Chile em 2008. O elenco nigeriano conta com oito jovens oriundas da seleção sub-20, enquanto as francesas que viveram aquela experiência são apenas três. A partida, válida pelas quartas de final, terminou com vitória europeia por 3 a 2. Ebere Orji e Eugenie Le Sommer, convocadas para a Alemanha 2011, anotaram um gol para cada lado. Será que elas repetirão o feito em Sinsheim?

O que elas disseram

"Assistimos a alguns vídeos de partidas da Nigéria e vimos que se trata de uma seleção muito atlética e veloz. As atacantes têm muita qualidade, e por isso precisaremos estar bastante atentas na defesa, porque o desafio será grande." Laura Georges, zagueira da França

"Não conheço muito a França, é a primeira vez que enfrentamos a seleção principal, mas tenho certeza de que qualquer equipe classificada para a Copa do Mundo é perigosa. Até agora, sempre tivemos problemas externos que nos impediram de fazer uma boa competição: dificuldades de aclimatação, adaptação à comida... Mas desta vez tudo isso está superado." Uche Ngozi, técnica da Nigéria

Fonte: FIFA