Fora de campo, a jogadora tem na capoeira o seu principal hobby. Apesar da "rodagem", ela ainda não tem planos para quando se aposentar.
É difícil encontrar na seleção brasileira alguém mais de bem com a vida do que Formiga. E com a bola, a meia, de 33 anos, é titular da seleção atual. Uma jogadora que tem liderança, que sabe marcar e está em todos os lugares do campo, e dona de uma habilidade acima do normal.
Formiga está na seleção desde 1995. São 16 anos defendendo as cores do Brasil e lutando pelo desenvolvimento do esporte no país. Ela cansou de apenas escutar promessas e não tem receio de ir cobrar mudanças.
Formiga é uma das jogadoras que mais luta pela melhora do futebol feminino no Brasil. Está preocupada com o futuro. Não pensa apenas nela, mas sim, na nova geração. Sonha com o dia em que as atletas vão ter clubes para jogar, campeonatos organizados e salários decentes.
Quatro Copas do Mundo no currículo, participou dos Jogos Olímpicos, foi Bicampeã Panamericana, Tricampeã Sulamericana, Tetracampeã Paulista, entre muitos outros títulos. Além da Seleção, já vestiu as cores do São Paulo FC, Palmeiras, Botucatu FC, Santos FC e SAAD Esporte Clube.
O Mundial da Alemanha, que acontecerá de 26 de junho a 17 de julho, será o quinto de sua carreira.
- Por ser o meu quinto Mundial, acho que a equipe está muito mais preparada para trazer de vez o caneco para o Brasil - disse Formiga.Nome completo:
Miraides Maciel Mota
03/03/1978, em Salvador (BA)
Peso/Altura:
53kg / 1,62m
Posição:
Meia-atacante