quarta-feira, 29 de junho de 2011

Grupo D - Brasil 1 x 0 Austrália: Quem disse que seria fácil...

Foi assim com a anfitriã Alemanha diante do Canadá, a Noruega diante da Guiné Equatorial, a Suécia contra a Colômbia e os Estados Unidos com a Coreia do Norte: muita dificuldade, mas, no final, uma vitória apertada. E outro dos favoritos ao título da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011, o Brasil, viveu o mesmo roteiro nesta quarta-feira, diante da Austrália, no Stadion im Borussia-Park, em Moenchengladbach.


As brasileiras criaram chances, viram as australianas reagirem com outras tantas e chegaram aos seus três primeiros pontos graças a um gol isolado de Rosana – eleita a jogadora da partida - aos nove minutos do segundo tempo. Na próxima rodada do grupo D, as duas equipes que saíram vitoriosas de suas estréias se enfrentam em Wolfsburg no domingo, dia 3 de julho: Brasil e Noruega. 
Contando com uma das jogadoras mais jovens da competição, a defensora Caitlin Foord, de 16 anos, a Austrália soube se manter firme atrás e aguentou bem as investidas de Marta, Cristiane e Cia. A melhor chance brasileira no primeiro tempo veio cedo, aos oito minutos, quando Rosana cabeceou uma bola que triscou o travessão da goleira Barbieri. Mas a brasileira Andréia também teria trabalho, aos 22, quando precisou se esticar para parar um chutaço de Kyah Simon. O troco brasileiro viria logo depois numa bela jogada de Marta, que ajeitou para Cristiane. A atacante foi travada e a bola sobrou para Rosana, que chutou por cima. Era um prenúncio da jogada que resultaria na vitória na segunda parte.
Isso porque logo aos nove minutos da segunda etapa, Marta iniciou uma jogada que chegou até Cristiane. A artilheira deu um chapéu em sua marcadora, na entrada da área, e conseguiu ajeitar de cabeça. Tameka Butt nao conseguiu o corte e Rosana chutou com precisão para abrir o placar.


O gol deu tranquilidade às brasileiras, que voltaram a levar perigo ao gol australiano em chutes de longa distância: um de Rosana, em que Barbieri fez boa defesa, e outro de Cristiane que passou por cima. As “matildas” só foram mesmo ameaçar no finalzinho do jogo, quando tentaram suas últimas investidas e esbarraram na segurança da goleira Andreia. 

A equipe do técnico Kleiton Lima manteu uma escrita brasileira de sempre vencer na estreia da Copa do Mundo Feminina da FIFA: Foi a quinta vez que isso aconteceu.  

Fonte: Fifa.com

Pitacos sobre a Partida
O Brasil nem de longe mostrou o futebol que esperávamos. No primeiro tempo, algumas poucas chances, mas a sensação era de que tudo estava errado. O Kleiton entrou com uma formação que ninguém esperava, e as meninas pareciam bastante nervosas. Um lance no primeiro tempo que demonstrou isso foi a bola perdida pela nossa Capitã Aline Pellegrino praticamente deixando a Austráliana cara a cara com a Andreia que conseguiu fazer a defesa. Quer saber como foi o primeiro tempo do Brasil? É só olhar a imagem da Marta ao sair do campo, a camisa 10 parecia bastante contrariada, assim como nós torcedores. 
No segundo tempo o Brasil voltou um pouco melhor, e conseguiu marcar com Rosana o que deu tranquilidade para a equipe no restante do Jogo, Austrália chegou com perigo algumas vezes mas o Brasil conseguiu segurar a vitoria, importante nesse momento pelo três pontos. Mas uma coisa é certa: Precisamos melhor e Muito!