segunda-feira, 6 de junho de 2011

Seleções acertam os últimos detalhes para a Copa do Mundo Feminina


O pontapé inicial da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 será dado daqui a três semanas. Enquanto isso, as 16 seleções classificadas estão concentradas nos seus preparativos para o torneio. De acordo com os especialistas, esta edição do Mundial Feminino será a mais disputada da história, com várias equipes com chances reais de título.A competição terá início no dia 26 de junho no Olympiastadion de Berlim, quando a anfitriã e atual bicampeã Alemanha enfrentará o Canadá na partida de abertura. Entre as muitas seleções que podem brigar pela taça, as principais favoritas são justamente as três primeiras colocadas do Ranking Mundial Feminino da FIFA/Coca-Cola.
BRASIL
Na luta pelo título na Alemanha 2011, o Brasil contará com algumas das melhores jogadoras do mundo. As brasileiras farão de tudo para serem campeãs, já que foram derrotadas na final da última Copa do Mundo Feminina da FIFA, em 2007, e também das duas últimas Olimpíadas. Marta, Jogadora do Ano da FIFA, e suas companheiras formam uma equipe de boa estatura, com 12 atletas com altura superior a 1,70 metro. No dia 6 de junho, a delegação canarinho viaja para se preparar em Teresópolis.
 
Apenas no dia 24 de junho a equipe comandada pelo técnico Kleiton Lima viaja para a Alemanha. As garotas brasileiras estão eufóricas para a primeira partida do Mundial Feminino, em que enfrentarão a Austrália no dia 29 de junho. "Temos muito talento à nossa disposição e a mistura entre jogadoras jovens e experientes é muito positiva", comentou Marta."Temos todas as condições, mas ainda precisaremos trabalhar muito até o início da competição."
ALEMANHA
A seleção alemã sofrerá muita pressão por ter vencido as duas edições anteriores do Mundial e por estar jogando em casa, mas a equipe está preparada para isso. Atualmente na penúltima de seis etapas de treinamento, a treinadora Silvia Neid está fazendo os últimos ajustes para encontrar a formação ideal. "Agora resta saber como vamos jogar contra o Canadá no jogo de abertura", afirmou ela. "Precisamos estudar o padrão de jogo e aperfeiçoar o nosso setor ofensivo."
As etapas anteriores do treinamento começaram a ser realizadas em abril na Alemanha. As estrelas da atual bicampeã do mundo estão ansiosas para estrearem na competição. "Para mim, este foi um dos motivos pelos quais treinei tão duro nos últimos anos: para estar aqui", declarou a maior artilheira dos Mundiais Femininos, Birgit Prinz, de 33 anos. A atacante quer se despedir da seleção depois de conquistar o seu terceiro título mundial consecutivo no dia 17 de julho em Frankfurt, quando será disputada a final do torneio.

EUA
Enquanto isso, os EUA também estão fazendo uma preparação intensa para tentar conquistar o seu terceiro título mundial, depois de ter sido campeão em 1991 e 1999. As primeiras colocadas do ranking estão em Nova Jersey até o momento. No próximo domingo, elas tentarão a revanche contra o México pela derrota na semifinal da Copa Ouro em novembro do ano passado. Depois disso, as atletas comandadas pela técnica sueca Pia Sundhage poderão fazer uma pausa antes de viajarem para a Áustria no meio de junho para a última fase de treinamentos.
"Esperamos continuar evoluindo para alcançar voos mais altos como equipe", afirmou a meio-campista Heather O’Reilly depois de uma vitória por 2 a 0 em um amistoso com o Japão em meados de maio. Apesar da contusão de Lindsay Tarpley, Sundhage está otimista. "Esta é uma seleção que tem condições de ganhar o título", comentou ela.
Fonte: Fifa.com