quarta-feira, 6 de julho de 2011

Brasil 3 x 0 Guiné Equatorial: Em 45 minutos, Brasil repete goleada


Foram 45 minutos de assustar, outros 45 para recuperar a esperança. Se no primeiro tempo a Seleção Brasileira não foi nem sombra da equipe que passou por cima da Noruega, no segundo se encontrou em campo e deslanchou rumo à terceira vitória na Copa do Mundo Feminina da FIFA. Com os 3 a 0 sobre Guiné Equatorial, com destaque para Cristiane, autora de dois gols, o Brasil fechou o Grupo D na ponta com três vitórias, sete gols marcados e nenhum sofrido.

Classificado às quartas de final, enfrenta agora o segundo colocado do Grupo C, que será definido na noite desta quarta no duelo entre Estados Unidos e Suécia. Ambas as seleções têm seis pontos, mas as americanas jogam pelo empate por terem melhor saldo de gols.
Ao contrário do que aconteceu contra as norueguesas na última partida, Marta desta vez não apareceu com destaque. A Jogadora do Ano da FIFA nas últimas cinco temporadas tentou como pôde suas características arrancadas, mas parou na forte marcação individual de Bruna. Assim, a saída foi se arriscar nas bolas paradas. E foi desta forma que ela assustou em algumas ocasiões.
Logo aos dois minutos, em jogada ensaiada, a camisa 10 mandou da intermediária para a área e a bola passou por todo mundo até sair com perigo. Mas a pressão inicial durou pouco e a Seleção, pouco organizada, não assustou mais. Em contrapartida, quase levou o gol de Guiné, com a outra camisa 10, Anonman, recebendo na área, girando e chutando para defesa corajosa de Andreia.
Sem conseguir passar pela defesa, Marta voltou a aparecer com destaque em bola parada. No escanteio pela direita, ela cobrou com veneno e quase fez um gol olímpico. E foi só. Até o apito final, as duas equipes não tiveram mais chances em um jogo truncado no meio e com muitas faltas.
Mesmo conseguindo o ponto que daria a liderança, o técnico Kleiton Lima não se mostrou satisfeito e mudou o esquema para o segundo tempo. Com Marta marcada, ele avançou Erika e ganhou novas opções no ataque. E a troca deu resultado logo aos quatro minutos, quando exatamente a camisa 13 se apresentou no ataque e acertou um lindo chute da entrada área.

Com o gol, a Seleção se soltou em campo e praticamente definiu a vitória cinco minutos depois. Em arrancada pela esquerda, Marta ganhou da marcação, cruzou e Cristiane, dentro da pequena área, se antecipou para marcar seu primeiro gol no torneio.
Se ainda conseguia resistir na defesa, Guiné não tinha opções na frente e só aparecia mesmo com Anonman. Foi dela uma cobrança de falta perigosa aos 17 minutos, que passou raspando à trave de Andreia.
Preocupado em poupar algumas jogadoras para a sequência, Kleiton Lima mexeu no time, que seguiu tendo muito mais posse de bola e chances que as rivais. No entanto, foi apenas nos acréscimos que saiu o terceiro gol. Em uma das poucas que passou pela marcadora Bruna, Marta foi derrubada na área e recompensada com um pênalti. Na cobrança, Cristiane fechou a conta com seu segundo no jogo e oitavo em Mundiais.
Brasil nas quartas e um técnico Kleiton Lima bem mais aliviado após o péssimo desempenho da primeira etapa. “Foi um jogo de dois tempos distintos. Erramos mais passe no primeiro tempo que em todo o jogo contra a Noruega. Mas consertamos no segundo, avançamos a Erika e jogamos mais pelas beiradas. Fomos muito melhores”, destacou, falando em seguida do desempenho de Marta. “A Bruna colou nela e ainda tinha sempre duas meninas na cobertura. Mas ela contribuiu muito, abriu espaços. A Marta tem a cabeça para o grupo e é isso que importa.”
Pitacos SuH Rocha Sobre a partida
O Brasil jogou bem, o primeiro tempo foi abaixo como tem sido nos ultimos jogos. Com chances para os dois lados. 
Mas logo no inicio do Segundo Tempo, em jogada individual de Cristiane, Erika marcou um golaço. A Erika é uma atacante mas vem nesse Mundial jogando em outra posição, incrivelmente hoje Erika apareceu mais para o jogo e conseguiu até deixar o seu. 
Marta não conseguiu desempenhar o melhor do seu futebol por que a Bruna [zagueira da Guiné Equatarial] marcava como um cachorro, quase no fim do primeiro tempo a camera mostrou Marta indo beber água e Bruna correndo atrás, num largava o osso. 
No final das contas Marta como é de se esperar se sobressaiu sobre Bruna, primeiro em um lance pela esquerda Marta cruzou e Cristiane fez o segundo do Brasil. Depois disso o Brasil resolveu puxar o freio de mão, e só no finalzinho em mais um lance de Marta, a Bruna que tanto marcou e não deixava a nossa camisa 10 jogar, viu que perderia o lance e parou com falta, falta dentro da área é Penalti.. Cristiane bateu e deu números finais a partida. 
Fonte: Fifa.com