sexta-feira, 1 de julho de 2011

França se impõe goleia e avança – Canadá 0x4 França


Quem esperava um jogo mais equilibrado se enganou. Mostrando grande poderio ofensivo e ainda mais eficiência que na estreia, a França goleou o Canadá por 4 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011. Com os dois triunfos até agora – havia derrotado a Nigéria por 1 a 0 –, as francesas foram a seis pontos e agora enfrentam a Alemanha na última rodada em busca da primeira posição do Grupo A.

O jogo

Depois do bom final de partida contra a Alemanha, em que marcou um gol e chegou a pressionar as anfitriãs em busca do empate, o Canadá entrou animado para conquistar os primeiros três pontos e seguir com chances de classificação. E foi logo a estrela Sinclair que teve boa chance logo no início. Mas o ímpeto parou por aí. Com um forte jogo coletivo, a França foi aos poucos ganhando espaço e acumulando chances. Depois de marcar contra a Nigéria, Delie quase abriu o placar nesta quinta-feira e continuou infernizando a defesa principalmente pelo lado direito. O gol, aliás, saiu dali. Aos 24 minutos, Bussaglia recebeu de Necib, chutou e Thiney apareceu com oportunismo para desviar para as redes. Até o término da primeira etapa, o domínio foi sempre das europeias, mas as canadenses ainda chegaram com perigo mais uma vez com Sinclair antes do apito do juiz.

Na volta do intervalo, a França foi com tudo para cima e definiu o jogo em questão de seis minutos, pouco depois de desperdiçar duas boas oportunidades. O segundo gol saiu após jogada de Delie. Thiney, eleita mais tarde a melhor em campo, recebeu na entrada da área e acertou um belo chute para fazer o seu segundo na partida. Pouco depois, em escanteio de Bompastor, Abily subiu mais e fez 3 a 0. Com o jogo decidido e o grande controle técnico da França, o treinador Bruno Bini promoveu alterações, o que não diminuiu o ímpeto de suas comandadas. Enquanto as canadenses pareciam cada vez mais desanimadas, Thomis, uma das que entraram no segundo tempo, recebeu perfeito lançamento de Necib em profundidade, driblou a goleira McLeod e apenas teve o trabalho de tocar para o gol.

E quando o árbitro apitou o fim..

Após o apito final, os sentimentos eram opostos em campo. Enquanto as francesas cantavam e organizavam uma roda para comemorar, as canadenses não escondiam a tristeza. A situação do Grupo A, aliás, justificava essa preocupação. Eliminadas, as norte-americanas enfrentam a Nigéria pela honra, enquanto as europeias jogam pelo empate com a também classificada Alemanha para ficar com o primeiro lugar da chave.

Fonte: FIFA.com