sábado, 9 de julho de 2011

Mata-Mata: Anfitriã com torcida e números a favor -Alemanha x Japão

Duas trajetórias bem diferentes na história da Copa do Mundo Feminina da FIFA serão confrontadas neste sábado, quando Alemanha e Japão adentrarem o gramado da Arena Im Allerpark de Wolfsburgo em busca de uma vaga nas semifinais da Alemanha 2011. As donas da casa só não ficaram entre as quatro melhores colocadas uma única vez, na edição de 1999.

O Japão, por sua vez, fez apenas uma aparição nas quartas de final do torneio, na Suécia 1995. Com efeito, antes de desembarcar em solo alemão, a seleção asiática havia vencido somente três partidas nas suas cinco participações anteriores no Mundial.

O jogo

Alemanha x Japão, Wolfsburgo, sábado, 9 de julho, 15h45 (horário de Brasília)

O vencedor do confronto irá enfrentar Suécia ou Austrália em Frankfurt e ficará a apenas 180 minutos da consagração na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011. A Alemanha, é claro, tem a vantagem de contar com a torcida local, um apoio que parece crescer a cada partida da seleção.

O favoritismo alemão, porém, não se resume à força das arquibancadas. Birgit Prinz e cia. nunca perderam para as japonesas: foram sete vitórias em oito confrontos. No entanto, o último duelo, disputado em julho de 2009 em Mannheim, terminou empatado em 0 a 0.

No que diz respeito à Copa do Mundo Feminina da FIFA, os dois países se enfrentaram três vezes e o Japão não marcou nenhum gol. Além disso, a esquadra nipônica jamais venceu uma adversária europeia na competição, somando oito derrotas e um empate.

Em contrapartida, a representante asiática protagonizou um notável progresso nos escalões da hierarquia internacional recentemente, fazendo algumas vítimas significativas no caminho, a ponto de ter sido escolhida como cabeça de chave do Grupo B na Alemanha 2011.

O Japão espera contar com uma nova noite de gala da meio-campista Homare Sawa, que no duelo contra o México pela segunda rodada marcou três gols, feito inigualado até o momento neste torneio. Na sua quinta participação no Mundial, Sawa está pronta para se tornar a segunda jogadora asiática que mais vezes entrou em campo na Copa do Mundo Feminina da FIFA, com 16 aparições, quatro a menos do que a chinesa Sun Wen.

A partida também será especial para Kozue Ando e Yuki Nagasato, destaques da última temporada da Bundesliga feminina com as camisa de Duisburg e Turbine Potsdam respectivamente.

O número

15 — A Alemanha está invicta na Copa do Mundo Feminina da FIFA há 15 jogos, nos quais conquistou um incrível total de 14 vitórias e apenas um empate. A última derrota remonta às quartas de final de 1999, quando a superpotência europeia perdeu por 3 a 2 dos Estados Unidos, que acabou faturando o título em casa.

O que elas disseram

"Foi possível ver que queríamos vencer a qualquer custo (no último jogo da fase de grupos contra a França) e agora estaremos realmente confiantes para as quartas de final contra a forte seleção japonesa." Silvia Neid, técnica da Alemanha

Fonte: FIFA.com