domingo, 18 de setembro de 2011

Documentário 'Heroicas'

Coragem, perseverança, superação de barreiras, fracasso e redenção de mulheres no futebol.


De infância humilde, Marta deixou pequena cidade de Alagoas para conquistar o mundo



A melhor jogadora de futebol do mundo tem origem humilde. Nascida na pequena cidade de Dois Riachos, no estado de Alagoas, aos 18 anos Marta deixou o país para jogar no Umea, da Suécia e passou a ser conhecida no velho continente. Depois de dois anos no clube, a atleta conquistou seu primeiro prêmio de melhor jogadora do mundo e a partir daí ganhou por mais 4 vezes seguidas.


Grupo de mulheres quebra barreiras na Espanha e forma time de futebol


O país do último campeão da Copa do Mundo ainda promove barreiras para as mulheres que se interessam pelo futebol. Apesar das imposições, o El Chiquitin Fútbol Club foge dos padrões e, desde 1995, se divertem com o esporte. Entre as atletas, La Trini, como é conhecida pelas companheiras de equipe, é a mais velha, com 85 anos de idade.


Recuperada de alcoolismo, Kelly Smith voltou a brilhar nos gramados


Sem duvida Kelly Smith é uma das maiores jogadoras de futebol do mundo. Aos 32 anos, a atleta conseguiu aposentar sua camisa, única da modalidade a atingir o feito. Em 2003, Kelly perdeu a temporada devido a uma ruptura do ligamento anterior cruzado.Para diminuir a dor de ficar fora do campo, a jogadora passou a consumir altas quantidades de bebidas alcoólicas e beirou deixar o futebol. Determinada, Kelly Smith conseguiu reverter o quadro e voltar a disputar a Copa do Mundo.


Oficial de justiça norte americana promove ressocialização de garotas com futebol


Gina Castañeda foi abandonada por sua mãe em plena infância. A experiência traumática para a oficial de justiça norte americana fez com que ela ajudasse um grupo de garotas em liberdade condicional a se ressocializar. Com a imersão no esporte, as meninas se afastam de guerras de gangues e procuram expressar todo seu sofrimento com a bola de futebol.


Abandonada pelo marido, Malou Mere foi primeira árbitra de futebol no Congo


Marie Agnes Makengi Kapinga é conhecida como Malou Mere na República Democrática do Congo. Abandonada pelo marido, jogador de futebol, Mere teve que sustentar 4 filhos e ainda assim conquistou o sonho de ser a primeira árbitra de futebol internacional no Congo.


Envolvida em brigas com companheiras de elenco, Lisa de Vanna é destaque da seleção australiana


Lisa de Vanna é uma peça essencial à seleção de futebol feminino da Austrália. Ela é considerada uma jogadora que pode transformar uma partida, segundo treinadores. Apesar do talento, Lisa se envolve constantemente em brigas, seja com adversárias, ou com as próprias companheiras de elenco.