Na última terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a lista das atletas convocadas para para o Pan-americano de Guadalajara sem as principais estrelas, Marta e Cristiane. Três dias depois, o motivo da ausência da dupla foi revelado: os clubes não liberaram. Por se tratar de uma competição do Comitê Olímpico Internacional (COI) e não da Fifa, as agremiações não têm a obrigação de ceder as jogadoras.
"Infelizmente, não vai ser possível contar com a nossa força máxima, como foi nos dois últimos Pan-Americanos, quando o Brasil ficou com a medalha de ouro. Com relação ao time que esteve na Copa do Mundo da Alemanha, nove atletas não puderam ser chamadas por conta deste problema", explicou o técnico Kleiton Lima.
Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, Marta defende atualmente o Western New York Flash, dos Estados Unidos. Já Cristiane acertou recentemente com o time russo Rossiyanka. O Santos, que disputa a Copa do Brasil de Futebol Feminino, também não liberou suas atletas, à exceção da lateral Maurine, que estava atuando na Liga Profissional Norte-americana (WPS) e retornou ao time santista na semana passada.
Apesar dos desfalques, o treinador mantém a confiança em um bom resultado no México. "Confio nos novos talentos que o nosso futebol está produzindo, por isso, estamos dando oportunidade para algumas jogadoras mais jovens. Elas terão a chance de mostrar o seu futebol e tentar se firmar no grupo".
A delegação brasileira se apresentará na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), no dia 26 de setembro. No dia 11 de outubro, o grupo segue para Guadalajara, no México, local da competição. A Seleção Brasileira estreia contra a Argentina, no dia 18, às 15h00 (de Brasília).
Fonte: ESPN.com