quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Renê Simões: Feminino ou Masculino os princípios são os mesmos

Em termos de comando o que é mais trabalhoso comandar equipes masculinas ou femininas? 
Há uma diferença muito grande, embora os princípios sejam os mesmos. O que você quer:  Um time taticamente disciplinado, fisicamente forte, inteligente, com muito talento e que seja bem harmônico isso você vai nós dois. Agora há muita diferença a psicologia da mulher é diferente.
Elas vêem os detalhes para formar o todo. Nós não.. Nós formamos o todo.
Acaba um treinamento das mulheres você gasta muito mais tempo conversando com elas, elas tem que verbalizar. É uma necessidade. 


Eu tenho uma história fantástica da Elaine, a Bahiana uma lateral direita.
Acabou o treino e ela veio conversar comigo por meia hora. E  ela falava sobre uma jogada que tinha errada e que precisava melhorar nisso e naquilo, eu só concordava sem dizer nada além de aham. 
Ela não queria que eu falasse nada, ela queria apenas verbalizar. É a necessidade dela por ser mulher. 

A Parta da comunicação é igual entre homem e mulher. Ai é igual.. até a bronca é a mesma.
Aconteceu mesmo com a Elaine. Eu me lembro muito bem  que eu chamei a Elaine e falei  aquela cobertura interna você não ta fazendo, vamos corrigir. Cuidado com isso. Uma semana nada, na segunda semana eu falei Elaine eu já falei pra você que aquela cobertura interna tem que melhorar você num tem que fazer isso. Na terceira semana olha Elaine eu to perdendo a paciência com você se você não fizer isso eu vou te tirar do time. Na quarta semana eu já falei como falo com homens, uma linguagem de boleiro, soltei todos os que sabia pra ela. Ela bateu no peito e gritou: È isso ai mesmo professor, falo comigo.
Nunca mais deixou de fazer.

Tanto a mulher como o homem você tem que saber o ponto da comunicação que ela entende, isso é a primeira linguagem dela é como ela foi educada, é o circulo de amizade que ela tem. Tanto vale para o homem como para mulher é a primeira linguagem dele, essa linguagem vai melhorar um pouquinho, mas você tem que falar na linguagem dele, se não num entende. Eu não podia falar com a Elaine com muito carinho. Mas eu num podia falar com a Juliana Cabral dessa forma, se eu falasse dessa forma com a Juliana Cabral matava. 
Tem que saber o ponto, mas num pode perder o principio. O que é disciplina pra um é pra todos, mas a forma como você comunica é diferente. 

Por que você saiu da Seleção Feminina depois das Olimpíadas em 2004?
Eu sai por causa de remuneração. Não tenho problema nenhum em trabalhar com as mulheres, mas se você tem a possibilidade de ter uma remuneração muito mais alta. Se me pagarem como se pagaria  um treinador, não como da seleção principal mas parecido, eu chegaria e ficaria sem problema nenhum. Eu adoraria continuar trabalhando com elas, mas não era possível por causa disso.