sábado, 1 de outubro de 2011

Futebol feminino progride no Chipre


As recentes actividades da UEFA em Chipre, que incluíram uma reunião de acerto estratégico entre a UEFA e as suas 53 federações filiadas, bem como uma sessão do Comité Executivo, deram também ao organismo tutelar do futebol europeu a oportunidade de ver de perto a evolução do futebol feminino naquela ilha do Mediterrâneo.
Uma delegação da UEFA visitou o Apollon Limassol LFC, clube a disputar actualmente a UEFA Women's Champions League e que tem pela frente uma interessante segunda mão frente ao AC Sparta de Praga, nos 16 avos-de-final, depois de na primeira mão, na quarta-feira, ter empatado 2-2 em Chipre.

A UEFA foi representada por Marios Lefkaritis, vice-presidente, Theodore Theodoridis, secretário-geral adjunto, e Karen Espelund, membro por convite do Comité Executivo, que foram acompanhados pelo presidente da Federação Cipriota de Futebol (KOP/CFA), Costakis Koutsokoumnis.
As conversas mantidas com os representantes do Apollon revelaram que o clube está em franco desenvolvimento, especialmente depois da criação da sua academia feminina, que, com 50 jogadoras, é a maior do país.

Entretanto, o Chipre prepara-se para fazer uma excelente utilização dos fundos disponibilizados pelo programa de desenvolvimento do Futebol feminino da UEFA (WFDP) às federações, apoiado pelo Comité Executivo. O WFDP atribuirá 100 mil euros por ano a cada federação entre 2012 e 2016, com as verbas a provirem do programa de assistência HatTrick III.

A KOP/CFA pretende organizar um festival de futebol feminino e, também, lançar um plano de quatro anos dedicado ao desenvolvimento deste sector, tal como fazem outras federações que trabalham em conjunto para dinamizar o crescente envolvimento das mulheres no desporto.
Fonte: UEFA.com