A antiga defesa da selecção da Alemanha e do 1. FFC Frankfurt, Steffi Jones, foi apresentada no novo cargo de embaixadora do Programa de Desenvolvimento de Futebol Feminino da UEFA (WFDP).

Na qualidade de presidente do Comité Organizador do Mundial Feminino de 2011, Steffi Jones deu um contributo inestimável para o certame que decorreu na Alemanha e que acolheu elogios provenientes de todo o Mundo, tendo atraído recordes de espectadores nos estádios e de audiência televisivas. Durante a sua carreira de futebolista, Jones venceu a Taça UEFA Feminina por duas vezes ao serviço do Frankfurt, três Campeonatos da Europa Femininos, duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos e o Mundial Feminino de 2003 pela Alemanha. Após o Mundial realizado este Verão, Jones tornou-se directora do futebol para raparigas e senhoras da DFB.
O presidente da UEFA, Michel Platini, disse: "A UEFA está muito feliz por trabalhar em parceria com a DFB para aumentar a visibilidade do futebol feminino. Steffi Jones é a figura indicada para tal. A UEFA continua também a apoiar todas as suas federações filiadas no desenvolvimento do futebol feminino. O Mundial de 2011 levou o futebol feminino para o centro das atenções e precisamos de continuar o bom trabalho."
O presidente da DFB, Theo Zwanziger, acrescentou: "A Steffi Jones assumiu uma grande responsabilidade e fez um enorme trabalho como presidente do comité organizador do Mundial Feminino de 2011, que decorreu na Alemanha. A sua sensatez, carisma e receptividade deram-lhe um excelente perfil público. Serão necessários vários projectos e muitas pessoas para converter este excelente Mundial em benefícios sustentáveis para o futebol feminino à escala global. É por isso que estou muito feliz por a UEFA ter decidido nomear Steffi Jones como embaixadora da organização para o futebol feminino."
Por sua vez, Jones, de 38 anos, disse: "Estou muito feliz por enfrentar este importante desafio. Ser embaixadora da UEFA para o desenvolvimento do futebol feminino é uma enorme honra e estou ansiosa por poder contribuir ainda mais para o crescimento do futebol feminino."
Em Dezembro de 2010, o Comité Executivo da UEFA aprovou a distribuição de fundos do WFDP através do seu programa de assistência HatTrick: uma fase-piloto inicial, em 2010/11, levou à distribuição de 50 mil euros a quatro federações nacionais; a partir de Outubro de 2011, a segunda fase-piloto – para 2011/12 – receberá um orçamento adicional e aumentará o seu financiamento às federações filiadas de quatro para um número ilimitado, devido ao vasto interesse entretanto suscitado.
A partir de Julho de 2012 até 2016, o HatTrick III da WFDP entregará anualmente 100 mil euros a cada federação filiada para serem utilizados especificamente no desenvolvimento do futebol para raparigas e mulheres. Isto representa um investimento total de 22 milhões de euros e uma clara demonstração do empenho da UEFA no desenvolvimento do futebol feminino.
Karen Espelund apresentou as linhas de orientação estratégica da UEFA para o desenvolvimento do futebol femino num encontro com as 53 federações nacionais que decorreu em Setembro. Espelund assinalou que a UEFA se compromete a liderar o desenvolvimento em todas as vertentes e aspectos do futebol feminino como algo prioritário, e que se empenhará em actuar como figura modelar através de acções concretas e da nomeação de mulheres para cargos governativos.
A Alemanha acolhe a final da UEFA Women's Champions League de 2012, em Munique, a 17 de Maio, dois dias antes da final masculina, agendada para a mesma cidade. "É excelente ter uma final da Champions League na Alemanha e, para as mulheres, será entusiasmante atingir outro marco após a organização do Mundial", disse Jones. "Portanto, trata-se de outro ponto alto e adoraria termos uma ou duas equipas alemãs na final, o que seria fantástico."