domingo, 27 de novembro de 2011

Homenageada, Marta chora em torneio para adolescentes no Rio

O Centro de Futebol Zico (CFZ) foi o escolhido para abrigar, na manhã deste domingo, as finais da primeira edição nacional da Copa Coca-Cola, que reuniu mais de 10 mil adolescentes de todo o país, entre 13 e 15 anos, com o objetivo de estimular a vida ativa dos jovens brasileiros.

Personalidades do mundo esportivo e da política estiveram presentes ao local, entre eles, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a melhor jogadora do mundo, Marta, e o ex-árbitro Carlos Eugênio Simon, responsável por arbitrar a decisão feminina.

Antes dos jogos decisivos da categoria feminina e da masculina, o anfitrião da festa, Zico, realizou uma pelada com um time formado por ex-jogadores de futebol contra um selecionado de profissionais da empresa. Entre os famosos estavam Sorato, Athirson, Beto, Djair, Ricardo Cruz, Leandro Ávila, Válber, Gelson Baresi e Marcão. A goleada por 8 a 0 foi apenas um detalhe em meio a uma festa que contou com diversos torcedores que exaltaram o Galinho.
- É uma honra poder abrir as portas para um evento deste porte. Esse tipo de evento é bom, pois estimula nossas crianças a praticar esporte. Quem sabe também saiam os craques, que possam atuar nas copas de 2018 ou 2022 – declarou Zico.
O ministro Alexandre Padilha ressaltou que mais importante do que o resultado do torneio é a ligação esporte-escola que o campeonato proporciona na luta contra a obesidade do povo brasileiro.
- O importante aqui é fazermos que nossas crianças peguem o prazer pelo esporte e não descuidem da escola. Todos os atletas que participaram do evento estão matriculados. A maioria do povo brasileiro não tem uma vida esportiva, o que cria a obesidade. Nossa terceira idade é muito sedentária e isso traz riscos à saúde. Precisamos estimular isso – revelou Padilha.
- Eu estou muito feliz por essa homenagem, porque jamais fui homenageada desta maneira. Quando comecei a jogar bola, não existiam estes tipos de eventos, eu tinha que jogar com os meninos – relembrou emocionada.Um dos momentos mais emocionantes do evento aconteceu durante a entrevista coletiva. Marta foi às lágrimas ao ser homenageada como a madrinha da competição. A jogadora revelou que nunca havia sido lembrada para um “cargo” como esse.
A melhor atleta do mundo foi pega de surpresa quando Daniela, uma das jogadoras da competição, apareceu aos prantos na coletiva para poder dar um abraço em Marta, que retribui o carinho lhe dando uma bola autografada. O detalhe é que hoje Daniela completa 15 anos de idade.
- Melhor presente da minha vida. Eu a amo muito. Sou muito fã dela – contou a jovem atleta entre um soluço e outro.
Resultados dos torneios
O campeão do torneio masculino foi o Dias de Craque, de Maceió, que passou pelo Grêmio Recanto da Criança, de Manaus, por 1 a 0, com Carlos Eugênio Simon no apito.Na final feminina, o Volta Redonda, do Rio de Janeiro (RJ), ganhou o título nos pênaltis, por 4 a 3, após empate em 0 a 0 no tempo normal, contra o Escolinha Conveniada de Futebol, de Porto Alegre.
Na disputa de terceiro lugar da competição masculina, o ADS Votorantim, de Sorocaba (SP), venceu o Grêmio dos Operários, de Londrina (PR), por 3 a 0. No feminino, o Lusitânia, do Rio, derrotou  a Escola Furacão, de Curitiba, por 3 a 2, e ficou com a terceira colocação.
Fonte: Globo