quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mulheres em foco em novembro de 2011

A Alemanha comemorou uma goleada recorde nas eliminatórias para a Eurocopa Feminina 2013, enquanto o Canadá deu continuidade à sua boa fase e o São José garantiu pela primeira vez na sua história o título da Copa Libertadores de Futebol Feminino. Além disso, a análise mensal sobre o futebol feminino mundial também coloca os holofotes sobre a jogadora da seleção japonesa Aya Miyama.

Seleções
Goleada recorde e invencibilidade
Com uma impressionante goleada por 17 a 0 contra o Cazaquistão nas eliminatórias para a Eurocopa Feminina 2013, a Alemanha voltou a se destacar e comemorou a quebra de um novo recorde. Cinco dias depois, no entanto, a equipe comandada por Silvia Neid não passou de um empate em 2 a 2 com a Espanha e desperdiçou a chance de alcançar a liderança do Grupo 2. A bicampeã europeia Noruega, por sua vez, está correndo riscos de não se classificar. Depois da derrota por 3 a 1 na estreia contra a Islândia, as norueguesas perderam a sua segunda partida pelo mesmo placar, desta vez contra a Irlanda do Norte, e estão na quarta colocação do Grupo 3. Já Dinamarca e Itália mantiveram 100% de aproveitamento e continuam na liderança das suas chaves sem desperdiçarem nenhum ponto. As dinamarquesas massacraram a Armênia por 11 a 0 pelo Grupo 7, enquanto a Itália goleou a Polônia por 5 a 0 e derrotou a Grécia por 2 a 0 no Grupo 1. A Inglaterra comandada pela técnica Hope Powell cumpriu o seu papel e derrotou a Sérvia por 2 a 0 em busca da classificação para o torneio continental.
Prêmio para Aya Miyama
Aya Miyama marcou dois gols na Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 e foi fundamental na conquista inédita do Japão. Na partida de estreia contra a Nova Zelândia, ela marcou o gol da vitória por 2 a 1 e, na final contra os EUA, balançou as redes para empatar a partida em 1 a 1 aos 36 minutos do segundo tempo, antes que as japonesas se sagrassem campeãs ao vencerem a disputa de pênaltis por 3 a 1. Agora, Miyama viveu uma honra especial ao ser eleita a Jogadora do Ano da Ásia. Para isso a atleta de 26 anos superou a colega de seleção Homare Sawa, que recebeu a Bola de Ouro adidas por ter sido a melhor jogadora do Mundial Feminino e a Chuteira de Ouro adidas por ter sido a artilheira do torneio.
Tudo pronto para o Azerbaijão 2012
Já estão decididas as seleções asiáticas que participarão da Copa do Mundo Sub-17 Feminina da FIFA Azerbaijão 2012: Japão, Coreia do Norte e China partirão em busca do título do torneio no ano que vem. As campeãs do torneio classificatório da Ásia foram as japonesas. A seleção da Terra do Sol Nascente conquistou cinco vitórias em cinco partidas, não deixando dúvidas sobre a sua qualidade. O selecionado nipônico terminou as eliminatórias com três pontos de vantagem sobre as norte-coreanas, que ficaram com a segunda colocação. Pela primeira vez na história, um Mundial Sub-17 também contará com a presença da China, que carimbou a sua vaga na última partida.
Canadá continua série de vitórias
A seleção feminina canadense permanece invicta sob o comando do novo treinador John Herdman. Para concluir um período de 11 dias de treinamento em Phoenix, o Canadá derrotou a Suécia, terceira colocada no último Mundial Feminino, por 2 a 1. Jessica Landström abriu o placar para as suecas pouco antes do intervalo, mas Chelsea Buckland deixou tudo igual na etapa complementar ao marcar o seu primeiro gol pelo seu país e a craque Christine Sinclair marcou o gol da vitória canadense já nos acréscimos. Poucos dias antes, a Suécia havia enfrentado os Eua também em Phoenix. Diante de um público recorde de 18.482 espectadores no Estádio da Universidade de Phoenix, a partida terminou empatada em 1 a 1.  Sofia Jakobsson e Tobin Heath  foram as autoras dos gols.
Clubes
Triunfo do São José
Pela primeira vez, o São José conquistou o título da Copa Libertadores de Futebol Feminino. Entre os dias 13 e 27 de novembro, 12 clubes buscaram o título do único torneio internacional da América do Sul, que foi disputado justamente na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo. O Santos, bicampeão da competição, desta vez precisou se contentar com a terceira colocação. Na semifinal, o Peixe foi derrotado por 2 a 1 pelo clube que viria a se sagrar campeão. Na disputa pela medalha de bronze, a equipe comandada pelo técnico Gustavo Roma não deu chances às adversárias e venceu por 6 a 0 contra o Caracas. Na outra semifinal, o Colo Colo havia derrotado a equipe venezuelana por 4 a 1. Na decisão, as brasileiras venceram as chilenas por 1 a 0 com gol de Poliana Barbosa Medeiros e o São José acabou levantando a taça.
Difícil tarefa para o Lyon
O Lyon terá uma difícil missão nas quartas de final da Liga das Campeãs da UEFA, que serão disputadas nos dias 14/15 e 21/22 de março. O atual campeão enfrentará o forte Brondby, da Dinamarca. Enquanto isso, os dois representantes alemães, Turbine Potsdam e FFC Frankfurt, só poderão se enfrentar na final no dia 17 de maio de 2012 em Munique. Foi o que ficou decidido após o sorteio acontecido em 17 de novembro em Nyon na sede da UEFA. O FFC Frankfurt enfrentará o Malmö, da Suécia, na fase dos oito melhores, enquanto o Potsdam receberá o Rossiyanka, representante da Rússia. O último confronto pelas quartas será entre Arsenal e Göteborg, também da Suécia.
Incentivo ao futebol feminino
De 18 a 20 de novembro foi realizada em Johanesburgo (África do Sul) a Conferência da FIFA/CAF sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, a primeira reunião do tipo. Além de uma apresentação dos melhores momentos do Mundial, o programa contou com uma análise geral do torneio e um debate sobre o futebol feminino na África, os desenvolvimentos técnicos e as tendências atuais da modalidade. As atividades contaram com a presença da craque nigeriana Mercy Akide.
O número
120 — Com o tento anotado na vitória por 2 a 1 do Canadá contra a Suécia, Christine Sinclair marcou o seu 120º gol pelo país. As canadenses venceram 14 partidas na temporada atual até o momento, estabelecendo um novo recorde nacional.
A frase
"Tenho certeza que uma seleção africana chegará às semifinais da próxima Copa do Mundo Feminina daqui a quatro anos. Basta ver uma equipe como a Guiné Equatorial. As guinéu-equatorianas surgiram do nada e agora estão entre as potências do futebol feminino mundial. Além disso, também há países mais tradicionais, como Nigéria, Camarões e Gana. A África do Sul também está investindo bastante na sua seleção feminina. As sul-africanas em breve estarão muito fortes."