A lista final de indicados aos cinco diferentes prêmios da Bola de Ouro FIFA 2011 foi revelada em Paris na sede do jornal L'Équipe. Se alguns dos nomes anunciados já constavam na maior parte das listas de apostas, outros causaram surpresa no mundo da bola.
Evidentemente, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011 teve um grande peso no voto das capitãs e dos treinadores das seleções, bem como dos jornalistas escolhidos pela revista France Football. Não à toa, Homare Sawa (Japão) e Abby Wambach (Estados Unidos), duas finalistas do Mundial, aparecem entre as candidatas ao prêmio de Jogadora do Ano da FIFA. A outra indicada é Marta, atual vencedora do prêmio, que, apesar das decepções da Seleção Brasileira, continua a impressionar pelo talento.
"Homare Sawa mostrou um futebol muito sólido e foi uma líder em campo", comentou a meia-atacante da seleção francesa Gaëtane Thiney, presente à cerimônia. "Marta dispensa apresentações, ela continua brilhando como sempre. E eu tive a oportunidade de enfrentar Abby Wambach, que é uma jogadora muito impressionante."
Em seguida foram revelados os nomes que concorrem ao prêmio de Treinador do Ano da FIFA na categoria futebol feminino. Mais uma vez, o Mundial deste ano teve um papel decisivo, já que os três anunciados classificaram as suas respectivas seleções às semifinais do torneio: o francês Bruno Bini, o japonês Norio Sasaki e a sueca Pia Sundaghe, treinadora dos EUA. Para Thiney, a indicação de Bruno Bini é uma ótima notícia. "É um homem excepcional, capaz de fazer as jogadoras se superarem com palavras simples", disse a francesa, reconhecendo que os dois adversários de Bini também têm méritos de sobra para estarem entre os finalistas.