A UEFA e suas Federações filiadas vêm lutando para que o futebol feminino seja reconhecido em todo o mundo e com isso haja o desenvolvimento do esporte em toda a Europa. Neste sábado, ocorrerá em Portugal um evento especial com o objetivo de reconhecer o crescimento das mulheres na modalidade esportiva.
O Dia do Futebol Feminino cairá no mesmo dia da disputa pela Taça de Portugal Feminina e pelo segundo ano consecutivo será disputada no Estádio Nacional. O dia será especial não só para as atletas como para as torcedoras e os próprios clubes que vêm investindo pesado na formação de grandes atletas.
Quando entrarem em campo neste sábado, 1º de Dezembro e Clube Futebol Benfica estarão confirmando a importância do Futebol Feminino, promovendo o esporte e atraindo as atenções para um país que aos poucos começa a descobrir o poder desta modalidade.
"Com o 'Dia do Futebol Feminino' pretendemos, primeiro, apoiar a taça de Portugal, trazendo até Lisboa e até ao Estádio Nacional os principais adeptos desta vertente da modalidade que são, efetivamente, as jovens jogadoras de todo o país que - de norte a sul - praticam futebol e futsal com enorme paixão. São elas o principal apoio do futebol feminino" Destacou Carlos Godinho, Diretor Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Queremos fazer deste dia uma grande celebração do Futebol Feminino e, para tal, contamos com o envolvimento das protagonistas. " prosseguiu.
"No dia da final, vamos procurar juntar equipes de todo o país, integradas no desporto escolar e nas nossas competições, para participarem num torneio no início na manhã e a tarde, nos relvados adjadentes ao Estádio Nacional. A ideia é levar estas jogadoras a assistirem, depois, à final, conferindo a cor e uma atmosfera especial a um jogo tão importante", concluiu Godinho.
Para o diretor da Federação Portuguesa de Futebol o desenvolvimento do futebol feminino é recente e encorajador. É uma luta de anos e que aos poucos vai conquistando seu espaço e reconhecimento merecido.
Fonte: UEFA