A FIFA e a Hyundai anunciaram nesta sexta-feira que a australiana Caitlin Foord foi a grande vencedora da edição inaugural do prêmio de Melhor Jogadora Jovem Hyundai, prestigioso e cobiçado reconhecimento à revelação da Copa do Mundo Feminina da FIFA. O Grupo de Estudos Técnicos da entidade avaliou que a meio-campista da Austrália não só demonstrou habilidade e criatividade excepcionais, como também competiu no espírito do fair play.
"Estamos contentes por nos unirmos à Hyundai na introdução do prêmio de Melhor Jogadora Jovem pela primeira vez em uma Copa do Mundo Feminina da FIFA e igualmente contentes que a Caitlin seja a primeira premiada", disse a diretora de competições femininas da FIFA, Tatjana Haenni, ao anunciar a vencedora. "Este prêmio é outra ferramenta importante que podemos usar para promover exemplos como a Caitlin e, assim, inspirar mais garotas a jogarem futebol", completou.
"A Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 é um espetáculo fantástico para o esporte, ao mesmo tempo em que desperta atenção para o futebol feminino e a longa parceria entre a Hyundai e a FIFA", comentou o diretor de marketing da divisão europeia da Hyundai, Mark Hall. "É uma satisfação anunciar mais uma vez o prêmio de Melhor Jogador Jovem em uma Copa do Mundo e recompensar a Caitlin por suas habilidades sensacionais dentro de campo. Este torneio realmente transmitiu dinamismo, emoção e paixão — atributos que estão no centro da marca Hyundai."
O Grupo de Estudos Técnicos da FIFA, que é formado por técnicos e especialistas em futebol do mais alto gabarito, esteve representado na premiação pela americana April Heinrichs e pela alemã Tina Theune. Heinrichs é ex-treinadora da seleção dos Estados Unidos, com quem venceu o Torneio Olímpico de Futebol Feminino em 2004, e atual diretora técnica da federação do seu país. Theune foi campeã mundial em 2003 como treinadora da Alemanha e atualmente trabalha como instrutora da Federação Alemã de Futebol.
"O técnico Tom Sermanni tem muita confiança nela tanto no meio de campo quanto na defesa pelo lado direito", explicou Heinrichs após a premiação. "Ela tem potencial para se tornar um protótipo da lateral moderna, que é forte na defesa e também se direciona para o ataque."
Theune também comentou a escolha da australiana em entrevista ao site da FIFA. "O nosso foco principal foram as candidatas que eram jogadoras importantes nas suas equipes. E a nossa escolha foi a australiana Caitlin Foord, de 16 anos, porque ela é fundamental para a sua seleção."
Caitlin FOORD
- Data de Nascimento: 11 November 1994
- Altura: 165 cm
- Número da camisa: 9
- Posição: Atacante
- Clube atual: Sydney FC (AUS)
- Jogos Pela Seleção: 5
- Gols Pela Seleção: 1
Fonte: FIFA.com