sexta-feira, 15 de julho de 2011

Caitlin Foord meio-campista da Austrália é escolhida revelação da Copa do Mundo Feminina da FIFA


A FIFA e a Hyundai anunciaram nesta sexta-feira que a australiana Caitlin Foord foi a grande vencedora da edição inaugural do prêmio de Melhor Jogadora Jovem Hyundai, prestigioso e cobiçado reconhecimento à revelação da Copa do Mundo Feminina da FIFA. O Grupo de Estudos Técnicos da entidade avaliou que a meio-campista da Austrália não só demonstrou habilidade e criatividade excepcionais, como também competiu no espírito do fair play.

"Estamos contentes por nos unirmos à Hyundai na introdução do prêmio de Melhor Jogadora Jovem pela primeira vez em uma Copa do Mundo Feminina da FIFA e igualmente contentes que a Caitlin seja a primeira premiada", disse a diretora de competições femininas da FIFA, Tatjana Haenni, ao anunciar a vencedora. "Este prêmio é outra ferramenta importante que podemos usar para promover exemplos como a Caitlin e, assim, inspirar mais garotas a jogarem futebol", completou.
"A Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011 é um espetáculo fantástico para o esporte, ao mesmo tempo em que desperta atenção para o futebol feminino e a longa parceria entre a Hyundai e a FIFA", comentou o diretor de marketing da divisão europeia da Hyundai, Mark Hall. "É uma satisfação anunciar mais uma vez o prêmio de Melhor Jogador Jovem em uma Copa do Mundo e recompensar a Caitlin por suas habilidades sensacionais dentro de campo. Este torneio realmente transmitiu dinamismo, emoção e paixão — atributos que estão no centro da marca Hyundai."
O Grupo de Estudos Técnicos da FIFA, que é formado por técnicos e especialistas em futebol do mais alto gabarito, esteve representado na premiação pela americana April Heinrichs e pela alemã Tina Theune. Heinrichs é ex-treinadora da seleção dos Estados Unidos, com quem venceu o Torneio Olímpico de Futebol Feminino em 2004, e atual diretora técnica da federação do seu país. Theune foi campeã mundial em 2003 como treinadora da Alemanha e atualmente trabalha como instrutora da Federação Alemã de Futebol.

As candidatas ao prêmio foram avaliadas levando-se em conta critérios como habilidades excepcionais, estilo de jogo jovial e revigorante, criatividade e maturidade tática. Mas, acima de tudo, para concorrerem as jogadoras deveriam ter entrado em campo pelas suas seleções e demonstrado paixão e alegria pelo esporte, além de ajudarem a estabelecer novos padrões de jogo para os seus países no futuro próximo. Somente atletas nascidas a partir do dia 17 de julho de 1991 estavam habilitadas para entrarem na lista do Grupo de Estudos Técnicos da FIFA, o que transforma o feito de Foord, de apenas 16 anos e 8 meses, ainda mais notável.
"O técnico Tom Sermanni tem muita confiança nela tanto no meio de campo quanto na defesa pelo lado direito", explicou Heinrichs após a premiação. "Ela tem potencial para se tornar um protótipo da lateral moderna, que é forte na defesa e também se direciona para o ataque."
Theune também comentou a escolha da australiana em entrevista ao site da FIFA. "O nosso foco principal foram as candidatas que eram jogadoras importantes nas suas equipes. E a nossa escolha foi a australiana Caitlin Foord, de 16 anos, porque ela é fundamental para a sua seleção."

Caitlin FOORD

  • Data de Nascimento: 11 November 1994
  • Altura: 165 cm
  • Número da camisa: 9
  • Posição: Atacante
  • Clube atual: Sydney FC (AUS)
  • Jogos Pela Seleção: 5
  • Gols Pela Seleção: 1

Fonte: FIFA.com