quinta-feira, 7 de julho de 2011

Norte-coreanas suspensas após exames antidoping

Duas jogadoras da seleção da Coreia do Norte, Jong Sun-Song e Sim Pok-Jong, foram suspensas provisoriamente antes da partida contra a Colômbia pelo Grupo C da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, disputada em Bochum na quarta-feira, 6 de julho de 2011. A decisão foi tomada tendo em vista as anomalias encontradas nas amostras "A" de ambas, coletadas durante os exames antidoping realizados após os dois jogos anteriores do selecionado. Os resultados finais dos testes foram recebidos na manhã de ontem. 
                          Norte-coreanas suspensas após exames antidoping
Getty Images
Em cumprimento ao artigo 58 do Regulamento Antidoping da FIFA — que determina que "quando mais de um integrante da equipe for notificado de violação da regra antidoping nos termos do capítulo VIII em contextos de competição, a entidade responsável pelo torneio deve realizar os exames apropriados da equipe durante o período de competição" —, a FIFA determinou que todas as jogadoras do elenco norte-coreano se submetam a controles antidoping após a partida com a Colômbia. Os testes dessas atletas foram coordenados com a Agência Mundial Antidoping (WADA).
Ainda de acordo com o Regulamento Antidoping da FIFA, todo futebolista tem o direito de solicitar a análise da sua amostra "B" em até 12 horas (em competição) ou 48 horas (fora de competição) após a notificação. Nem a seleção norte-coreana nem as jogadoras envolvidas fizeram tal solicitação no prazo estipulado. No entanto, conforme o artigo 30, parágrafo 2º do regulamento, a FIFA requereu a análise de ambas as amostras "B". A entidade não comentará o caso antes de receber os resultados das contraprovas.
No total, são três os exames anormais relacionados à Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011. O presidente do Comitê Disciplinar da FIFA havia suspendido provisoriamente a goleira colombiana Yineth Varón após um teste antidoping realizado no dia 25 de junho de 2011 em Leverkusen, antes do início do Mundial. A medida foi tomada nos termos dos artigos 34 e 35 do regulamento (o comunicado de imprensa referente ao caso se encontra na coluna da direita). Varón solicitou a análise da amostra "B", que confirmou o resultado inicial. O processo disciplinar foi aberto e está em andamento.
A FIFA gostaria de enfatizar mais uma vez a sua determinação em manter o futebol livre do doping. É dever da entidade proteger os jogadores de eventuais contusões e assegurar que eles possam competir em condições de igualdade. A estratégia antidoping da FIFA tem como base a educação e a prevenção, assim como o respeito à dignidade e à privacidade de todos os atletas submetidos aos testes.
Toda e qualquer decisão relacionada ao programa antidoping da FIFA é calcada na especificidade do futebol, na comprovação científica e na análise de estatísticas validadas. O empenho da FIFA no combate ao doping se traduz em regras estritas de controle, na coleta permanente de dados e no uso de pesquisas baseadas em evidências. A FIFA é parceira da WADA no trabalho de cooperação necessário para resguardar a saúde dos atletas e o senso de justiça em competições do mundo todo.
Fonte: Fifa.com