
Pela terceira rodada do Grupo A, Nigéria e Canadá fazem um duelo de duas equipes que não têm mais chances de classificação para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011. Ambas as seleções sofreram duas derrotas até o momento e farão de tudo para voltar para casa com pelo menos uma vitória.
O jogo
Canadá x Nigéria, Dresden, terça-feira, 5 de julho, 20h45 (15h45 em Brasília)
Na história da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Canadá e Nigéria se enfrentaram apenas uma vez. A partida terminou empatada em 3 a 3 e tem um significado histórico para ambos os países. Naquele dia, as nigerianas marcaram o seu primeiro gol e também conquistaram o seu primeiro ponto em um Mundial Feminino, depois de terem perdido de zero os três jogos na primeira edição do torneio, em 1991, e de terem sofrido uma goleada por 8 a 0 na estreia em 1995 contra a Inglaterra. Já as canadenses, que não estiveram presentes em 1991, também comemoraram o seu primeiro ponto contra as Falconetes.
Desde 1995, a seleção do Canadá não ficou de fora de mais nenhuma Copa do Mundo Feminina da FIFA. A sua melhor campanha aconteceu nos EUA 2003, quando ficou na quarta colocação. Há quatro anos, na China 2007, a equipe foi eliminada ao término da primeira fase, ficando apenas na terceira colocação da sua chave.
As nigerianas também estão bem firmadas no cenário do futebol feminino mundial e participaram de todas as edições da Copa do Mundo Feminina da FIFA até hoje, mas só passaram da fase de grupos uma vez. O melhor resultado aconteceu em 1999, quando elas só foram derrotadas nas quartas de final por 4 a 3 contra o Brasil.
O número
3 — Canadá e Nigéria marcaram três gols cada no seu primeiro e, até hoje, único duelo em Mundiais Femininos. A atual treinadora nigeriana, Ngozi Uche, estava no banco de reservas naquela oportunidade.
O que elas disseram
"Queremos fazer uma despedida digna. Não vamos deixar escapar essa oportunidade. No que diz respeito a mim, pessoalmente, quero marcar um gol nessa partida." Désiré Oparanozie, jogadora da Nigéria
"Na partida contra a Nigéria, queremos provar aos nossos torcedores que podemos fazer mais. Temos muito mais capacidade do que mostramos até agora." Jonelle Filigno, atacante do Canadá
Fonte: FIFA.com