A alegação dos promotores Max Martins e Denise Guimarães, da Promotoria Coletiva Especializada de Defesa do Consumidor e autores da ação, é que a entidade não cumpriu o Estatuto do Torcedor. O argumento é usado porque a CBF não respeitou os 60 dias mínimos de prazo entre a apresentação do regulamento e tabela para o início da competição. Como o procedimento foi no dia 27 de julho, o intervalo será de apenas 23 dias.
Para os promotores, o desrespeito ao Estatuto também prejudica os clubes de menor investimento, que não terão tempo hábil para conseguir patrocínios.
Um dos favoritos ao título da Copa do Brasil, o Santos está preocupado com um possível adiamento da competição.
– Nem tínhamos conhecimento dessa ação. O problema é que o calendário neste segundo semestre está apertado. Ainda tem Paulista, Pan-Americano (Seleção Brasileira) e Libertadores – comentou Murilo Barletta, diretor de futebol feminino do Santos.
Com a palavra
Max Martins, Promotoria Coletiva Especializada de Defesa do Consumidor de Maceió
"É a defesa dos clubes de menor expressão"
Nossa intenção não é acabar com a Copa do Brasil, mas sim dar condições aos clubes com menor investimento a se prepararem melhor para a disputa, como é o caso do União Desportiva Alagoana, time estreante citado na ação.
Não sei se foi de má fé ou desatenção, mas a CBF afrontou o Estatuto e vai causar prejuízos com isso, tanto financeiros como técnicos, já que o período de treinos é menor. Se criaram o prazo, é porque ele é necessário.
Nós ajuizamos o pedido de adiamento e agora temos de esperar o parecer da Justiça, se isso vai proceder ou não.
Conheça a Copa do Brasil feminina
Participantes
Foram inscritos 32 clubes para a edição-2011, com representantes de todos os estados brasileiros. Destaque para Santos, Duque de Caxias, Atlético-MG e Vasco.
Duração prevista
Por enquanto, a competição tem início marcado para 18 de agosto e término em 24 de novembro.
Fórmula
O campeonato será disputado em cinco fases, no sistema mata-mata.
Se for campeão?
Assim como no masculino, quem faturar a Copa do Brasil tem vaga na Libertadores da América de 2012.
Vencedores
MS/Saad (2007), Santos (2008 e 2009) e Duque de Caxias (2010).
Fonte: Lancenet