quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Copa do Brasil das mulheres na mira do Ministério Público

A Copa do Brasil de futebol feminino nem começou mas já está dando pano para manga. Tudo porque dois promotores do Alagoas entraram com uma ação no Ministério Público do estado contra a CBF solicitando o adiamento do início da competição deste ano, previsto para o dia 18. A expectativa é que a Justiça responda nesta sexta-feira se o pedido será aceito ou não.  



A alegação dos promotores Max Martins e Denise Guimarães, da Promotoria Coletiva Especializada de Defesa do Consumidor e autores da ação, é que a entidade não cumpriu o Estatuto do Torcedor. O argumento é usado porque a CBF não respeitou os 60 dias mínimos de prazo entre a apresentação do regulamento e tabela para o início da competição. Como o procedimento foi no dia 27 de julho, o intervalo será de apenas 23 dias.

Para os promotores, o desrespeito ao Estatuto também prejudica os clubes de menor investimento, que não terão tempo hábil para conseguir patrocínios.

Um dos favoritos ao título da Copa do Brasil, o Santos está preocupado com um possível adiamento da competição.

– Nem tínhamos conhecimento dessa ação. O problema é que o calendário neste segundo semestre está apertado. Ainda tem Paulista, Pan-Americano (Seleção Brasileira) e Libertadores – comentou Murilo Barletta, diretor de futebol feminino do Santos.

Com a palavra
Max Martins, Promotoria Coletiva Especializada de Defesa do Consumidor de Maceió

"É a defesa dos clubes de menor expressão"

Nossa intenção não é acabar com a Copa do Brasil, mas sim dar condições aos clubes com menor investimento a se prepararem melhor para a disputa, como é o caso do União Desportiva Alagoana, time estreante citado na ação.

Não sei se foi de má fé ou desatenção, mas a CBF afrontou o Estatuto e vai causar prejuízos com isso, tanto financeiros como técnicos, já que o período de treinos é menor. Se criaram o prazo, é porque ele é necessário.

Nós ajuizamos o pedido de adiamento e agora temos de esperar o parecer da Justiça, se isso vai proceder ou não.


Conheça a Copa do Brasil feminina

Participantes
Foram inscritos 32 clubes para a edição-2011, com representantes de todos os estados brasileiros. Destaque para Santos, Duque de Caxias, Atlético-MG e Vasco.

Duração prevista
Por enquanto, a competição tem início marcado para 18 de agosto e término em 24 de novembro.

Fórmula
O campeonato será disputado em cinco fases, no sistema mata-mata.

Se for campeão?
Assim como no masculino, quem faturar a Copa do Brasil tem vaga na Libertadores da América de 2012.

Vencedores
MS/Saad (2007), Santos (2008 e 2009) e Duque de Caxias (2010).


Fonte: Lancenet