O emblema, que contém uma imagem do troféu da Copa do Mundo Feminina da FIFA e a inscrição FIFA World Champions 2011 ("campeão mundial da FIFA 2011"), foi entregue por Zhang Jilong, integrante do Comitê Executivo da FIFA e presidente interino da Confederação Asiática de Futebol (AFC), e pela histórica ex-atacante chinesa Sun Wen, que foi eleita Jogadora do Século da FIFA no ano 2000 e marcou sete gols no Mundial Feminino de 1999, quando levou a Chuteira de Ouro e a Bola de Ouro adidas.
"Hoje é um dia importante para o Japão", disse o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, que parabenizou as campeãs mundiais. "A seleção feminina combinou um belo jogo de toque de bola com muito empenho. Apesar de terem estado atrás dos Estados Unidos no placar em duas ocasiões na final, as japonesas saíram vitoriosas e se tornaram as primeiras campeãs mundiais originárias da Ásia. Depois do terrível desastre natural que aconteceu em março deste ano, sei que a vitória foi ainda mais animadora para o povo deste país. Este emblema é um gesto de respeito e reconhecimento ao grande feito da seleção feminina."
Desde o jogo beneficente da noite passada contra um combinado de estrelas do Campeonato Feminino Japonês, marcado para arrecadar fundos para a reconstrução do país depois do terremoto, a seleção do Japão exibirá o emblema de campeã mundial da FIFA na sua camisa em todas as partidas, até o apito final da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2015, no Canadá.
"Este é o primeiro emblema do gênero para o Japão", lembrou Ogura. "É uma honra enorme para nós que a seleção japonesa o exiba em todos os jogos nos próximos quatro anos. Espero que as jogadoras se esforcem ao máximo para continuarem mostrando o mesmo estilo que impressionou tanta gente no Mundial Feminino e sigam mostrando a beleza do futebol em todo o planeta."
O emblema de campeão mundial da FIFA faz parte de uma série entregue aos vencedores de certas competições da entidade. A primeira seleção a recebê-lo foi a Itália, que ganhou a Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006. Os italianos foram recentemente substituídos pelos espanhóis, após o êxito da Fúria na África do Sul. Desde 2007, o emblema também é dado às campeãs do Mundial Feminino e aos ganhadores da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Fonte: Fifa.com