A alemã Birgit Prinz anunciou nesta sexta-feira a sua aposentadoria do futebol após conquistar dois títulos da Copa do Mundo e ser campeã europeia cinco vezes pela sua seleção. A agora ex-jogadora, de 33 anos, havia decidido não jogar mais pela Seleção da Alemanha após a queda nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina de Futebol para o Japão neste ano.
"O tempo chegou para mim e vou terminar a minha carreira como jogadora de futebol depois de 25 anos", disse Prinz, que estava no FFC Frankfurt desde 2002. "Esta não é uma decisão fácil, porque jogar futebol sempre foi uma grande paixão. Mas agora parece ser o momento certo".
Prinz tornou-se um símbolo do futebol feminino alemão, disputando 214 partidas pela seleção, com 128 gols marcados, e liderando a equipe na conquista dos títulos das Copas do Mundo de 2003 e 2007. Assim, ela conseguiu levantar o status do futebol feminino em seu país, como Mia Hamm fez nos Estados Unidos.
No entanto, Prinz não conseguiu repetir neste ano o desempenho que a consagrou e se tornou reserva da seleção da Alemanha, o que levou ao surgimento de especulações sobre sua aposentadoria, que se confirmaram nesta sexta-feira.
Eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2003, 2004 e 2005, Prinz foi sucedida na premiação por Marta. A alemã e a brasileira são as maiores artilheiras da história da Copa do Mundo Feminina de Futebol, com 14 gols cada.