Após uma curta pausa para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011, a análise mensal sobre o futebol feminino volta com as principais notícias de todos os cantos do planeta. Sem dúvida o principal assunto no mês passado foi a aposentadoria de Birgit Prinz, bicampeã mundial pelaAlemanha.
No Japão, a seleção vencedora do Mundial recebeu longas e eufóricas boas-vindas após o título. Já aFrança teve público recorde para a sua primeira partida de volta a casa. Entre os clubes, dois títulos históricos foram conquistados pelo Western New York Flash, nos Estados Unidos, e pelo Arsenal, naInglaterra. Além disso, a nova temporada acaba de começar na Alemanha.
ClubesPrincipais craques de mudança Várias das maiores estrelas da Alemanha 2011 assinaram contrato com novos clubes. A surpreendente transferência da alemã Inka Grings para o Zurique, da Suíça, foi a que mais chamou a atenção. A experiente Grings havia passado toda a sua carreira no Duisburgo, campeão da Copa da UEFA 2009, com o qual foi artilheira do Campeonato Alemão em seis ocasiões. Goleadora tanto com a camisa do ex-clube quanto com a da seleção, ela foi para um time que acaba de perder o título da última temporada para o Young Boys, acompanhada pela defensora Sonja Fuss, ex-titular da seleção alemã.
Quem também mudou de ares foi a capitã da Suécia, Caroline Seger, que voltou ao seu país natal para defender o Malmö, que lidera o campeonato nacional e em breve dará início à sua campanha pela Liga dos Campeões Feminina. A meio-campista viveu dois grandes meses, conduzindo a sua seleção ao terceiro lugar na Alemanha 2011 antes de ter um papel fundamental no título do Western New York Flash nos Estados Unidos.
Temporada começa na AlemanhaA atual edição do Campeonato Alemão começou em meio ao otimismo deixado pelo êxito da organização da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2011. Apesar de o Mundial ter visto várias zebras, tudo correu conforme o esperado na competição nacional, com os três candidatos de sempre tendo um início perfeito. O Frankfurt, vencedor da Copa da Alemanha, o Turbine Potsdam, atual campeão nacional, e o Duisburgo somaram seis pontos nas duas primeiras partidas e dividem a ponta da tabela. Añonman, capitã da Guiné Equatorial e nova contratação do Potsdam, já marcou três gols no campeonato, assim como a experiente Conny Pohlers, que agora defende o Wolfsburgo.
Arsenal vence primeiro Campeonato InglêsCom uma vitória por 3 a 1 sobre o Liverpool na última rodada do Campeonato Inglês, o Arsenal garantiu que o histórico título inaugural ficasse na Zona Norte de Londres. Rachel Yankey, craque da seleção inglesa, marcou duas vezes pelas gunners, que terminaram três pontos à frente do Birmingham, líder da tabela na maior parte do tempo. O terceiro lugar ficou com o Everton.
Estreante leva tudo nos EUAO Western New York Flash encerrou a sua temporada de estreia no Campeonato Americano de modo irrepreensível. O clube venceu a final da competição após terminar a primeira fase em primeiro lugar, duas semanas antes. Com várias craques da Alemanha 2011 no elenco — com destaque para a dupla de ataque formada pela brasileira Marta e a canadense Christine Sinclair —, o clube da cidade de Rochester terminou a etapa inicial da competição com uma mínima vantagem sobre o Philadelphia Independence. Na grande decisão, voltou a se impor sobre o mesmo adversário, desta vez nas cobranças de pênalti. Os efeitos positivos da Alemanha 2011 foram sentidos ao longo dos meses de julho e agosto, especialmente quando Western New York Flash enfrentou o magicJack, da Flórida, em partida que teve o maior público da história da competição.
Seleções nacionaisCampeãs mundiais homenageadasA surpreendente vitória do Japão na Copa do Mundo Feminina da FIFA trouxe um interesse sem precedente para o esporte e para a seleção no país. O governo japonês entregou o Prêmio de Reconhecimento do Povo às campeãs mundiais, distinção raramente oferecida. Em campo, um público recorde de 18 mil pessoas assistiu à capitã Homare Sawa voltar a defender o seu clube, o INAC Kobe, líder da competição nacional, assim que ela retornou da Alemanha. Uma quantidade semelhante de pessoas esteve presente na semana passada ao jogo beneficente que a seleção do Japão disputou contra um combinado de estrelas do campeonato nacional a fim de arrecadar fundos para as vítimas do terremoto do último mês de março.
Alemanha dá adeus a uma das suas craquesNas semanas que se sucederam à decepcionante eliminação da Alemanha nas quartas de final do Mundial de 2011, a seleção da técnica Silvia Neid encarou vários anúncios de aposentadoria das suas principais atletas. O maior deles foi o de Birgit Prinz, três vezes eleita Jogadora do Ano da FIFA. Em seguida, foi a vez de Kerstin Garefrekes pôr um ponto final à sua carreira de dez anos pelo selecionado nacional. Ariane Hingst e Ursula Holl também fizeram o mesmo.
Francesas recebidas com entusiasmoA França, quarta colocada na Alemanha 2011, foi aplaudida por um público recorde na sua primeira partida em casa, contra a Polônia, após a evolução que mostrou no Mundial. As francesas venceram por 2 a 0 graças aos gols de Elodie Thomis e Elise Bussaglia, com 18.305 pessoas — o maior número de espectadores em um amistoso do país — presentes ao Estádio Félix Bollaert, em Lens.
Nova geração mantém esperanças espanholasA Espanha se juntou à Alemanha como única bicampeã da Euro Sub-17 Feminina graças ao gol de Alba Pomares nos descontos da decisão contra a França. As espanholas defenderam com sucesso o título do torneio — disputado em Nyon, na Suíça — ao golearem a Islândia por 4 a 0 na semifinal, enquanto as francesas superaram as alemãs nos pênaltis nessa fase.
FormaçãoAgosto foi um mês cheio para as atividades de formação da FIFA no mundo todo. O destaque ficou por conta de um curso extensivo de cinco dias, realizado no Paraguai. Neste mês, também foram oferecidos cursos de futebol feminino na Tanzânia, Burkina Fasso, Moldávia, Camarões e Santa Lúcia.
O número
353 — Este é o total de gols que Inka Grings marcou em 271 jogos pelo Duisburgo no Campeonato Alemão.
353 — Este é o total de gols que Inka Grings marcou em 271 jogos pelo Duisburgo no Campeonato Alemão.
O que elas disseram"É muito difícil comparar os meus êxitos pessoais, mas entre os que despontam estão o meu primeiro jogo pela Alemanha, o fato de ter feito parte da seleção nas Olimpíadas de Sydney, em 2000 — que foi quando entramos para a elite mundial como país —, e de termos vencido os Estados Unidos na semifinal da Copa do Mundo de 2003."
A atacante Birgit Prinz, que anunciou a sua aposentadoria, reflete sobre a carreira
A atacante Birgit Prinz, que anunciou a sua aposentadoria, reflete sobre a carreira
Fonte: Fifa.com