segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Behringer pronta para os próximos desafios

Após a eliminação precoce da seleção alemã na Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011, a decepção de torcedores e jogadoras continua grande mesmo depois de 138 dias da derrota contra o Japão nas quartas de final do torneio.

No entanto, pelo menos a jogadora da seleção alemã Melanie Behringer está pensando apenas no futuro. "Obviamente, eu havia imaginado a Copa do Mundo de forma diferente", afirmou ela em entrevista exclusiva ao FIFA.com. A eliminação precoce foi muito decepcionante e frustrante para todas nós. Mas o Mundial ficou para trás agora e estou olhando para o futuro. Não podemos mudar o que já passou. Acredito que o Japão mereceu ser campeão. Para mim, a Copa do Mundo já passou."
E os últimos resultados justificam a sua forma de pensar. Behringer e as companheiras venceram um amistoso contra a Suécia, terceira colocada no último Mundial Feminino, por 1 a 0 e uma partida pelas eliminatórias para a Eurocopa Feminina contra o Cazaquistão terminou em goleada recorde. A caminho do torneio continental em 2013, as garotas alemãs derrotaram as cazaques pelo impressionante placar de 17 a 0. A simpática meio-campista ficou ainda mais contente com a vitória, porque ela própria marcou um dos gols do jogo.
Desde 1996, a Alemanha não perde nenhuma partida válida pelas eliminatórias para a Eurocopa. No entanto, na opinião da jogadora de 26 anos isso não é motivo para subestimar os adversários do grupo (Espanha, Cazaquistão, Romênia, Suíça e Turquia), nem para achar que a classificação já está garantida. "Estamos satisfeitas com o nosso rendimento até aqui", afirmou Behringer ao FIFA.com. "Foi importante para nós vencer o primeiro jogo depois da Copa do Mundo. Conseguimos isso contra a Suécia e foi algo que me deixou contente. Mas poderá haver problemas para que nos classifiquemos para a Eurocopa. Nada vem de graça e a classificação não é algo certo. Precisamos nos concentrar para cada partida e temos de funcionar bem como equipe. Mas de fato somos favoritas no grupo e queremos mostrar isso. A nossa meta precisa ser vencer todas os jogos."
Sonhando com títulos
Na sua carreira, Behringer já se sagrou campeã mundial e europeia, mas ainda não teve o mesmo sucesso no Campeonato Alemão. Em 2008/09, o seu clube na época, o Bayern de Munique, ficou na segunda colocação. Na última temporada, ela repetiu o feito pelo Frankfurt, clube que passou a defender em julho de 2010. Atualmente, a sua equipe está na terceira colocação na Bundesliga Feminina, atrás de Turbine Potsdam e Duisburg.
"O nosso objetivo é chegar à final da Liga dos Campeões em Munique e à final da Copa da Alemanha em Colônia", comentou a jogadora. "Após a nossa derrota contra o Potsdam, conquistar o título se tornou uma meta muito difícil. Mas não perco as esperanças de que ainda podemos conseguir. Nunca venci a Bundesliga nem a Liga dos Campeões. Conquistar um desses títulos seria a realização de um sonho para mim."
Behringer descobriu o seu amor pelo futebol quando ainda era bastante jovem. Na sua juventude, ela atuava pelo SpVgg Utzenfeld antes de se transferir para o Hausen, em seguida para o Freiburg e por fim para o Bayern de Munique em 2008. "Eu cresci com quatro irmãos loucos por futebol e tínhamos um campo à nossa disposição a cem metros de casa, o que era maravilhoso", disse a alemã, explicando como foi o seu primeiro contato com o esporte. "Todos os dias depois do jardim de infância e, mais tarde, depois da escola, nos encontrávamos com os nossos vizinhos e jogávamos durante várias horas."
"O futebol feminino está no caminho certo"
Aos 26 anos, ela é sem dúvidas uma das atletas mais experientes do elenco da seleção alemã e também do FFC Frankfurt. E apesar de ser jovem, Behringer já teve uma grande carreira futebolística, vivenciando de perto a evolução do futebol feminino dos últimos anos.
"O futebol feminino passou por uma evolução incrível", avalia a meio-campista. "Não apenas na Alemanha, mas também no exterior. As mulheres se tornaram melhores não apenas física e tecnicamente, mas no aspecto tático as equipes também estão cada vez melhores. Além disso, cada vez mais jogadoras estão praticando o futebol como uma profissão e não precisam mais ter trabalhos paralelos. Isso permite que elas se concentrem 100% no futebol, o que obviamente aumenta a qualidade das equipes. Acredito que o futebol feminino está no caminho certo."
De fato, se pensarmos na alta qualidade apresentada pelas seleções na Copa do Mundo Feminina da FIFA Alemanha 2011, fica claro que o futebol feminino realmente está cada vez melhor.
Fonte: Fifa