segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Akide: "O destino do futebol feminino africano é voar alto"

Mercy Akide, ex-jogadora e verdadeiro ícone da seleção da Nigéria, acredita que a África terá ao menos um representante entre os semifinalistas da próxima Copa do Mundo Feminina da FIFA, no Canadá em 2015.



Pioneira de trajetória inspiradora e que já esteve em três Mundiais da categoria, ela foi uma das participantes da conferência conjunta entre a FIFA e Confederação Africana de Futebol (CAF) sobre a Alemanha 2011. O evento, que aconteceu no último fim de semana em Johanesburgo, na África do Sul, foi uma grande celebração do futebol de mulheres no continente.
Este foi o primeiro de uma série de encontros sobre o tema entre a FIFA e as distintas confederações. O próximo, com a AFC, acontecerá em Kuala Lumpur, capital da Malásia, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Também já estão marcados os encontros com a CONCACAF, entre 26 e 29 de janeiro de 2012, e com a UEFA, em março.
O programa da última conferência contou com uma apresentação sobre os principais fatores do êxito do Mundial da Alemanha, uma análise geral do torneio e painéis de debate sobre o futebol feminino na África, avanços técnicos e tendências atuais.
O encontro em Johanesburgo contou com a participação de muitos nomes ilustres da modalidade, incluindo Hiroyuji Horino, técnico assistente da seleção feminina japonesa, Eiji Ueda, diretor do comitê feminino da Federação Japonesa de Futebol, e Hope Powell, técnica da seleção feminina inglesa.
Akide, que era o principal destaque entre as várias representantes de peso do futebol feminino africano, disse que o evento contribuirá para aumentar o conhecimento e a qualificação dos treinadores e treinadoras na África. "Nesta conferência, aprendemos muito sobre as tendências em países de outros continentes. Isto é importante para nós", avaliou a ex-atleta.
África é o futuroCom a clara demonstração de competitividade da Nigéria e da Guiné Equatorial no Mundial da Alemanha e a semifinal alcançada pelas próprias nigerianas na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA, Akide prevê que uma seleção africana estará entre as quatro melhores no Canadá 2015.
"Acho que não estamos distantes (dos outros países)". "Tenho certeza de que uma seleção africana alcançará as semifinais da Copa do Mundo daqui a quatro anos. Vejam só a Guiné Equatorial, que saiu do nada para estar entre as potências do futebol feminino. E também há países como a Nigéria, Camarões e Gana. A África do Sul também está investindo muito em sua seleção feminina e logo terá uma equipe perigosa."
Apesar de o continente revelar muitas jogadoras de talento, nenhuma seleção da África conseguiu até hoje alcançar uma semifinal do principal torneio feminino. "Não sei por que ainda não ficamos entre as quatro primeiras colocadas ou mesmo alcançamos a final, porque temos atletas para isso", afirmou Akide, a primeira africana a jogar profissionalmente nos Estados Unidos. "Talvez tenhamos de parar por um momento e nos questionarmos sobre o que está atrapalhando o desenvolvimento de nosso futebol."
Akide disse também que as seleções africanas deveriam seguir o exemplo do Japão, cuja evolução contínua culminou no surpreendente título no último Mundial. "Muitos técnicos e técnicas no continente africano não estão desenvolvendo seu potencial por não terem o conhecimento necessário para chegar ao sucesso. Precisamos nos dedicar a ensiná-los. Temos jogadoras muito habilidosas, mas talvez devêssemos estudar o que as japonesas fizeram. Precisamos trabalhar nossas noções de técnica e de tática."
Fonte: Fifa