Promovido pela FIFA e pela Federação de Futebol da Tanzânia (TFF) na capital Dar es Salaam, o Seminário "Com-Unity" de Futebol Feminino teve o objetivo de criar oportunidades e elevar a conscientização sobre a modalidade no país africano. "Estamos aqui para o bem do futebol como um todo e em especial do futebol feminino", declarou o presidente da TFF, Leodegar Tenga, na cerimônia de abertura do seminário, que se estendeu de 25 a 28 de outubro de 2011. "Este seminário marca o início de uma nova era para o futebol feminino da Tanzânia."
Mais de 75 participantes de várias instituições – TFF, órgãos de governo, organizações não governamentais, clubes de futebol feminino, veículos de imprensa e patrocinadores – compareceram aos quatro dias do seminário. O dia de abertura concentrou-se na importância de popularizar o futebol de base e no impacto do futebol feminino sobre os programas de desenvolvimento social e educacional. Representantes da TFF mencionaram que em breve serão definidas a filosofia e as rotas para identificar e formar jogadoras na Tanzânia, aumentar a qualidade e a quantidade de treinadores, árbitros, médicos e administradores, e ampliar os programas de futebol de base.
Entre as dificuldades, porém, estão recursos insuficientes para gerenciar o esporte de modo adequado e falta de instalações esportivas nas escolas. O povo tanzaniano vive em meio a preconceitos de gênero e aos tradicionais estereótipos sobre as capacidades e os papéis sociais femininos. Entretanto, representantes do governo e de ONGs presentes ao evento realçaram o forte compromisso com oportunidades iguais para meninas e meninos participarem em todo e qualquer âmbito esportivo, desde a prática e a arbitragem até a administração e a liderança.
"Se queremos alcançar um patamar internacional, as meninas têm de começar a jogar cedo, e precisamos organizar ligas e oportunidades de competição para elas", salientou a gerente de formação de futebol feminino da FIFA, Mayi Cruz Blanco Turner-Kerr.
No segundo dia do seminário, as atenções se voltaram ao papel da mídia para a criação de uma imagem positiva do futebol feminino, bem como ao papel da federação, dos clubes, dos técnicos e das jogadoras na promoção da modalidade. Com a criação de um nicho dedicado ao futebol feminino no site oficial da federação, a construção de um relacionamento eficaz com a mídia para acentuar a conscientização sobre o futebol feminino e o desenvolvimento de uma campanha publicitária de âmbito nacional, a TFF planeja modificar a atual postura em relação ao futebol feminino na Tanzânia.
O apoio dos meios de comunicação foi maciço, já que a ITV (um dos principais canais de televisão da Tanzânia) transmitiu ao vivo, para todo o país, o torneio festivo de encerramento. "Decidimos direcionar o nosso poder para conscientizar o público em geral sobre a necessidade de dar uma oportunidade à nossa própria seleção nacional de futebol feminino e de exibir as suas façanhas no esporte, patrocinando-as", frisou a diretora administrativa da ITV/Radio One, Joyce Mhaville. "Na condição de tanzanianos, está em nossas mãos a responsabilidade de desenvolver o futebol feminino no país, e temos a obrigação de moldar um futuro brilhante para o esporte."
No terceiro dia, o seminário esmiuçou o marketing e a promoção do futebol feminino, além de abordar como o esporte pode ser desenvolvido em termos de produto, incluindo oportunidades, benefícios e expectativas dos patrocinadores. Grupos de trabalho foram estimulados a desenvolver um campo de futebol a partir da perspectiva do patrocinador, atividade interativa que rendeu um debate saudável.
"Temos de aproveitar todo este entusiasmo, não podemos abrir mão dele", comentou Ashford Mamelodi, agente da FIFA responsável pelo desenvolvimento do esporte no sudeste da África. "A FIFA nunca duvidou do comprometimento da TFF, e agora queremos dar continuidade a este processo. Daqui a alguns anos, vamos olhar para trás, nos lembrar deste seminário e exclamar: 'Sim, chegamos lá!' Vamos levar a seleção feminina da Tanzânia ao lugar que todos desejamos."
As duas instrutoras nomeadas pela FIFA para ministrar o curso foram Amanda Vandervort, dos EUA, e Jacqui Shipanga, da Namíbia. Cada uma apresentou estudos de caso tanto nas áreas de comunicações quanto de marketing.
A cúpula da TFF reuniu-se com os representantes da FIFA para debater as recomendações e os próximos passos, ocasião em que ficou combinado que um plano de ação será delineado nos próximos 30 dias. Durante a coletiva de imprensa ao final do evento, membros do Comitê Executivo da TFF divulgaram um compromisso e os pontos de vista para o desenvolvimento do futebol feminino na Tanzânia.
"Este seminário foi especial e único", afirmou Tenga. "A presença de todas estas pessoas reforça o nosso compromisso de desenvolver o futebol feminino neste país. Quero parabenizá-los pelos três dias de trabalho árduo. Estive aqui e testemunhei os debates. Vi algo que nunca tinha visto antes: a energia e o entusiasmo de todo o pessoal ligado ao futebol feminino, com cada um dizendo que pode fazer a sua parte."
O Seminário " Com-Unity" de Futebol Feminino da FIFA terminou com um divertido torneio no Centro Técnico da TFF entre 75 meninas da categoria sub-14. A festa teve cobertura ao vivo em rede nacional de televisão.
Entre as dificuldades, porém, estão recursos insuficientes para gerenciar o esporte de modo adequado e falta de instalações esportivas nas escolas. O povo tanzaniano vive em meio a preconceitos de gênero e aos tradicionais estereótipos sobre as capacidades e os papéis sociais femininos. Entretanto, representantes do governo e de ONGs presentes ao evento realçaram o forte compromisso com oportunidades iguais para meninas e meninos participarem em todo e qualquer âmbito esportivo, desde a prática e a arbitragem até a administração e a liderança.
"Se queremos alcançar um patamar internacional, as meninas têm de começar a jogar cedo, e precisamos organizar ligas e oportunidades de competição para elas", salientou a gerente de formação de futebol feminino da FIFA, Mayi Cruz Blanco Turner-Kerr.
No segundo dia do seminário, as atenções se voltaram ao papel da mídia para a criação de uma imagem positiva do futebol feminino, bem como ao papel da federação, dos clubes, dos técnicos e das jogadoras na promoção da modalidade. Com a criação de um nicho dedicado ao futebol feminino no site oficial da federação, a construção de um relacionamento eficaz com a mídia para acentuar a conscientização sobre o futebol feminino e o desenvolvimento de uma campanha publicitária de âmbito nacional, a TFF planeja modificar a atual postura em relação ao futebol feminino na Tanzânia.
O apoio dos meios de comunicação foi maciço, já que a ITV (um dos principais canais de televisão da Tanzânia) transmitiu ao vivo, para todo o país, o torneio festivo de encerramento. "Decidimos direcionar o nosso poder para conscientizar o público em geral sobre a necessidade de dar uma oportunidade à nossa própria seleção nacional de futebol feminino e de exibir as suas façanhas no esporte, patrocinando-as", frisou a diretora administrativa da ITV/Radio One, Joyce Mhaville. "Na condição de tanzanianos, está em nossas mãos a responsabilidade de desenvolver o futebol feminino no país, e temos a obrigação de moldar um futuro brilhante para o esporte."
No terceiro dia, o seminário esmiuçou o marketing e a promoção do futebol feminino, além de abordar como o esporte pode ser desenvolvido em termos de produto, incluindo oportunidades, benefícios e expectativas dos patrocinadores. Grupos de trabalho foram estimulados a desenvolver um campo de futebol a partir da perspectiva do patrocinador, atividade interativa que rendeu um debate saudável.
"Temos de aproveitar todo este entusiasmo, não podemos abrir mão dele", comentou Ashford Mamelodi, agente da FIFA responsável pelo desenvolvimento do esporte no sudeste da África. "A FIFA nunca duvidou do comprometimento da TFF, e agora queremos dar continuidade a este processo. Daqui a alguns anos, vamos olhar para trás, nos lembrar deste seminário e exclamar: 'Sim, chegamos lá!' Vamos levar a seleção feminina da Tanzânia ao lugar que todos desejamos."
As duas instrutoras nomeadas pela FIFA para ministrar o curso foram Amanda Vandervort, dos EUA, e Jacqui Shipanga, da Namíbia. Cada uma apresentou estudos de caso tanto nas áreas de comunicações quanto de marketing.
A cúpula da TFF reuniu-se com os representantes da FIFA para debater as recomendações e os próximos passos, ocasião em que ficou combinado que um plano de ação será delineado nos próximos 30 dias. Durante a coletiva de imprensa ao final do evento, membros do Comitê Executivo da TFF divulgaram um compromisso e os pontos de vista para o desenvolvimento do futebol feminino na Tanzânia.
"Este seminário foi especial e único", afirmou Tenga. "A presença de todas estas pessoas reforça o nosso compromisso de desenvolver o futebol feminino neste país. Quero parabenizá-los pelos três dias de trabalho árduo. Estive aqui e testemunhei os debates. Vi algo que nunca tinha visto antes: a energia e o entusiasmo de todo o pessoal ligado ao futebol feminino, com cada um dizendo que pode fazer a sua parte."
O Seminário " Com-Unity" de Futebol Feminino da FIFA terminou com um divertido torneio no Centro Técnico da TFF entre 75 meninas da categoria sub-14. A festa teve cobertura ao vivo em rede nacional de televisão.