quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Artilheira em Minas Gerais, capixaba Nathane sonha com voos mais altos

Nos últimos anos o futebol anda em alta na cidade de São Mateus. Prova disso é que recentemente o Pit-Bull (apelido do time local) conquistou por duas vezes o Campeonato Capixaba, em 2009 e 2011, enchendo o povo da região de alegria. Porém, não é só pelos pés dos homens que a cidade tem tido motivos para se orgulhar. Mateense, Nathane Fabem, de apenas 21 anos, já tem brilhado nos gramados. Atuando em Minas Gerais, a atacante já passou pelo Atlético-MG, onde foi campeã mineira em 2010, e neste ano foi artilheira da mesma competição pelo Iguaçu, de Ipatinga, com 28 gols, um recorde na história do estadual.


O faro de gol da menina vem de longa data. Ao falar sobre sua relação com o futebol, a jovem artilheira não esconde que na hora de brincar com as amigas na infância, sempre dividia seu tempo em dois: Ora estava com as bonecas, ora se divertia jogando bola.


  - A idade específica que eu comecei a jogar eu não me lembro muito bem. Mas sempre, desde cedo, já gostava de brincar com a bola. Em time mesmo, acredito que comecei a jogar com uns 14, 15 anos - recorda.

Da brincadeira a coisa foi ganhando contornos mais sérios. Nathane se destacava no futsal de São Mateus e ainda nem imaginava se mudar para os gramados. Porém, quando foi jogar pela primeira vez fora de sua terra natal, uma companheira de equipe fez um convite que mudou o seu rumo no futebol. Foi então que a jovem teve que tomar uma decisão difícil, que, a princípio, não agradou a dona Waldeia Fabem, sua mãe.

- Fui para Barra de São Francisco (cidade no noroeste do ES). Eu jogava futsal lá e tinha uma menina de Ipatinga (cidade do interior de Minas Gerais) que me perguntou se eu me interessava em jogar campo. Tinha começado a fazer faculdade de direito em São Mateus, mas eu preferi ir jogar futebol. Fui no meio de 2009 para Ipatinga, fiz um teste, eles gostaram e eu acabei ficando. Minha mãe no começo não gostou muito não, meu pai que deu muita força. Mas hoje ela já aceitou essa minha carreira e me apoia bastante - conta.

De Ipatinga para o Galo

Em Minas Gerais, os primeiros a aprovar o talento capixaba foram os responsáveis pelo time do Iguaçu. Nathane foi morar em uma casa com outras meninas, oferecida pelo clube. Em sua primeira experiência no campo, não demorou muito para ela começar a se destacar.
Com boas atuações durante todo o Campeonato Mineiro, Nathane chamou a atenção do Atlético-MG. A jogadora ainda 'resistiu', mas acabou indo para Belo Horizonte e conta como foi atuar em um dos clubes mais tradicionais do país.


  - Já no primeiro ano eu joguei a final contra o Atlético-MG e eles gostaram. Já tinham me assistido também em partidas anteriores e acabaram me chamando. No começo do ano de 2010 eu acabei não indo, mas logo depois me chamaram de novo e eu fui. Passei o ano de 2010 todo lá. Foi uma experiência muito boa, o Atlético tem uma estrutura muita grande. Para quem joga futebol feminino então, é muito legal. Eles te dão praticamente tudo, e da melhor qualidade. Foi muito bom jogar em um time grande assim.

Experiência em time de Brasília

Depois de ser campeã mineira e jogar a Copa Brasil pelo Galo, Nathane passou a ser mais conhecida e recebeu uma proposta para ir jogar no Ascoop, em Brasília. Depois de recusar em um primeiro momento, a mateense aceitou o desafio e se transferiu para a capital federal em busca de novos ares.


  Foi nesta oportunidade, no CT da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em Teresópolis, que Nathane teve a oportunidade de conhecer sua maior referência no futebol feminino. E, por incrível que pareça, não se trata de Marta, eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa.

- Eu nem sou muito fã da Marta não. Gosto muito mesmo é da Cristiane, que é da mesma posição que eu - afirma a centroavante antes de revelar sua maior inspiração para jogar futebol desde quando deu seus primeiros chutes na bola.
- O Ronaldo é o meu maior ídolo no futebol. Ele para mim foi o melhor jogador do mundo.

Fonte: Globo.com