sexta-feira, 10 de junho de 2011

Champions Feminina

Competição
Em Dezembro de 2008, o Comité Executivo da UEFA decidiu reformular a Taça UEFA Feminina e passou a designá-la como UEFA Champions League Feminina a partir da época 2009/10, tendo o novo logótipo, conhecido como Anel das Estrelas, sido desvendado no sorteio da fase de qualificação desta quarta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, Suíça. O logótipo apresenta 11 estrelas, representando uma equipa, num anel que serve para ilustrar a força e unidade, assemelhando-se igualmente a uma coroa. A identidade visual mostra a silhueta de uma jogadora a pontapear uma bola de cristal em direcção à baliza e simboliza o desejo do sucesso, enquanto câmaras fotográficas captam o momento tendo um estádio moderno como pano de fundo.





“Devido reconhecimento”
Giorgio Marchetti, director de competições da UEFA, afirmou: “A Taça UEFA Feminina é a competição europeia feminina de clubes mais importante da UEFA e representa o futebol feminino de alto nível. Acreditamos que, ao mudar o seu formato, bem como o nome e identidade visual, como parte do reposicionamento da competição, estamos a torná-la mais atractiva e a dar-lhe o revido reconhecimento, juntamente com a competição mais importante do sector masculino, a UEFA Champions League”.



Atual Campeão
 As meninas do Lyon se vingaram do Potsdam e conquistaram o troféu mais cobiçado da Europa.
A final, nesta quinta-feira, foi uma reedição da decisão da última temporada. No entanto, o desfecho foi diferente, já que no último ano a vitória foi das alemãs.




Este é o primeiro título de uma equipe francesa na Copa dos Campeões da Europa feminina. As alemãs, sempre fortes no esporte, conquistaram seis dos últimos nove torneios. O Potsdam foi responsável por dois troféusAssim como a final masculina, a partida foi disputada na cidade de Londres, no estádio Craven Cottage, do Fulham.


Times que já venceram a Competição
O clube que mais venceu a competição foi o FFC Frankfurt, da Alemanha, com três títulos, seguido do Umeå IK, da Suécia, time por onde a brasileira Martha atuou de 2004 a 2009, com duas conquistas. Além deles, FFC Turbine Potsdam, Arsenal, Duisburg e Lyon venceram em uma oportunidade.


Fonte: UEFA